3 de maio de 2024 00:53

Ação mira frigorífico suspeito de vender carne imprópria para lanche em escola

Frigoríficos investigados por comercializar carnes impróprias para o consumo, inclusive, para merenda escolar de instituições municipais, são alvos de uma operação durante a manhã desta segunda-feira (18 de março), em Formiga, na região Central de Minas Gerais. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas sedes das empresas e nas residências dos investigados.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o produto vendido por eles era adulterado e/ou corrompido. Os investigados misturavam gêneros e mercadorias de espécies diferentes para vendê-los ou expô-los à venda como puros, praticando preços mais altos que os de mercado. Todos os produtos eram mantidos em um depósito.

As equipes também apuraram que os investigados realizavam abate clandestino, além de comprar carne de animais doentes a preço baixo. Segundo o MPMG, todo o produto era impróprio para “o consumo e com alto risco de transmissão de doenças, para a comercialização”. Parte disso era destinado para escolas municipais.

“O fornecimento para as instituições de ensino é resultado dos baixos custos criminosamente alcançados pelas empresas acusadas, que, consequentemente, obtinham sucesso em licitações realizadas por prefeituras mineiras”, acrescentou o MPMG.

Lavagem de dinheiro

De acordo com o MPMG, os investigados fizeram uso indevido de selo público, com etiquetas e carimbos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Há ainda indícios da prática de lavagem de dinheiro, o que poderá ser comprovado a partir da operação de hoje e a continuidade das investigações”, afirmou.

Operação

A operação, organizada pelo Ministério Público de Minas Gerais, contou com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) regional Centro-Oeste, do Procon Estadual, do 2° Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente e do 63° Batalhão da Polícia Militar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade