Na tarde de hoje, nas instalações do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais (CAOSAÚDE-MPMG), ocorreu uma relevante reunião para discutir a implementação do Hospital Escola da EMED-UFOP, em Conselheiro Lafaiete-MG.
Contando com a participação do Professor Iure Kalinine Ferraz de Souza, representando a Diretoria da Escola; do Professor Eduardo Braga, articulador da proposta pela EMED; do assessor da presidência da ALMG, Pedro Rogedo; e do jornalista Moisés Mota, que coordena a articulação regional a convite da Escola de Medicina, foram apresentados ao Promotor Luciano Moreira de Oliveira, que é coordenador do CAOSaúde, os benefícios da implementação do projeto de incorporação do hospital de Lafaiete pela EMED-UFOP e o impacto positivo desta cessão pelo governo estadual para mais de 52 cidades mineiras, beneficiando anualmente mais de um milhão de cidadãos com atendimento feito integralmente pelo SUS em diversos níveis de complexidade e contribuição significativa para a melhoria das condições de oferta de saúde pública na macrorregião.
O governo de Minas Gerais já manifestou interesse na cessão do Hospital Regional de Lafaiete para a UFOP, via gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Os Hospitais Universitários são reconhecidos como centros de excelência em atendimento clínico e hospitalar, de maneira que a sua implantação promete fortalecer a cobertura e qualidade da oferta em saúde.
Esta parceria visa não apenas contemplar as demandas de atendimento à saúde da população, mas também implementar novos espaços acadêmicos para o ensino e a pesquisa no campo da Medicina, em Minas Gerais.
Como guardião do interesse público, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se comprometeu a acompanhar de perto todas as tratativas nas esferas estaduais e federais, visando garantir o melhor caminho para a saúde do povo mineiro e o sucesso do projeto.
– Redação: Moisés Mota e Keila Deslandes