Depois de 20 anos de luta permanente e protagonismos social, os moradores do Bairro Triangulo II, em Conselheiro Lafaiete (MG), já comemoram a chegada da energia elétrica e água potável, resgatando os direitos básiccos dos cidadãos. Diversas moradorias já estão com seu padrões instaladas. Isso garante qualidade de vida, segurança na saúde e resgate da cidadania.
A luta foi reconhecida. A situação dos moradores ganhou uma importante adesão e engajamento do poder público. Em julho de 2022, o Defensor Publico da União da Defensoria Regional do Direitos Humanos, João Márcio, que abriu perspectivas para regularização fundiária no núcelo urbano quando moradores viviam com a dura realidade sem infra estrutura básica, isto é, uma afronta aos direitos humanos.
Desde então, com a mobilização popular e apoio da Prefeitura iniciou-se uma mudança de olhar ao bairro com a regularização dos imóveis, promessa de calçamento com o acesso a moradia digna. A c omunidade aguarda ansiosa pelos títulos de suas propriedades.