Congonhas (MG), cidade mundialmente conhecida pelos profetas de Aleijadinho, amanheceu nesta terça-feira (30) tomado por lixo em diversos bairso e nas principais.
O cenário de sujeira assustou os moradores que há 2 dias não há coleta regular. Nossa reportagem recebeu dezenas de fotos que expõe a sujeira nas ruas com risco a saúde pública e uma afronta ao título que a cidade ostenta. O lixo acumulado em calçadas revoltou os congonhenses.
A informação que nossa reportagem teve acesso que um aditivo para prorrogação do prazo pelo período de 12 (doze) meses, com início hoje (30/04/2023), firmado entre o município de Congonhas e a empresa Sistema Consultoria e Construções, para prestação dos serviços de limpeza pública, com valor de R$ 11.778.647,66, venceu nesta terça-feira (30/04/2024).
O processo licitatório encontrou problemas e foi publicado no Diário Oficial uma renovação de contrato emergencial entre as partes, retroativa ao dia 26.04.2024, com valor de R$ 24.698.942,12, que fica vigente até que a licitação seja concluída. Todos os trabalhadores da empresa estavam de aviso prévio até ontem (29).
O outro lado
Em nota a Prefeitura de Congonhas informou que a coleta de lixo será normalizada até a próxima quinta-feira (02). Com o encerramento do contrato nesta terça-feira (30) e o início do novo na quarta (01), alguns colaboradores optaram por não mais fazerem parte do quadro de trabalhadores da empresa de coleta, transporte e depósito de resíduos sólidos urbanos.
Este fato obrigou a empresa a trazer efetivo de outros lugares a fim de manter a prestação de serviço e minimizar os impactos naturais em função da descontinuidade em algumas regiões.
A Prefeitura informa também que não houve interrupção na prestação destes serviços e que segue atenta e fiscalizando o trabalho.