20 de maio de 2024 14:49

DIA FESTA, LOUVOR E GLÓRIA: Imagem barroca de São Benedito, furtada há quase 30 anos, será entregue à comunidade de distrito histórico amanhã (9)

A comunidade católica de Lobo Leite, distrito que pertence ao município de Congonhas, na Região Central do estado, preparou uma grande festa para receber a imagem de São Benedito, procedente da Capela de Nossa Senhora da Soledade, que havia sido furtada em outubro de 1996. A peça sacra foi recuperada pelo Ministério Público de Minas Gerais e voltará a Lobo Leite depois de quase 30 anos, nesta quinta-feira, 9 de maio, às 17 horas. Trata-se de uma imagem de madeira policromada, do século XVIII.

Após a entrega da peça ao pároco responsável, será celebra uma missa na Capela de Nossa Senhora da Soledade.

Imagem seria leiloada

Em abril deste ano a Coordenadoria de Patrimônio Cultural recebeu uma denúncia via “Sondar” informando que uma imagem de culto coletivo estava sendo anunciada em site de leilões. Foi encaminhado pelo denunciante o link do leilão. A peça seria leiloada em Belo Horizonte no dia 17 de abril.

No dia 12 de abril o setor técnico da coordenadoria elaborou parecer sobre a denúncia. Embora estivesse sendo ofertada como “Santo Elesbão”, confirmou-se tratar-se de uma imagem de São Benedito. Em consulta ao “Sondar” verificou-se que a peça estava cadastrada como desaparecida. Também constava nas fichas de bens desaparecidos do Instituo Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

A análise dos registros evidenciou a correspondência das características visuais e formais, assim como as proporções da peça objeto de denúncia às da que foi furtada em Congonhas.

Diante dos fatos, o MPMG sugeriu que a imagem fosse imediatamente retirada do leilão e o comerciante apresentasse informações sobre a peça. O Ministério Público solicitou ainda acesso físico à peça, para fins de trabalhos/estudos periciais.

Ainda no dia 12 o comerciante recebeu notificação para retirada da peça do leilão. Três dias depois a imagem foi entregue na sede da coordenadoria. No dia seguinte moradores de Lobo Leite estiveram em Belo Horizonte e fizeram o reconhecimento do bem.

Após a comprovação definitiva de que a escultura pertence ao município de Congonhas foi determinado que ela retornasse ao seu local de origem e procedência.

Serviço

  • Entrega da imagem de São Benedito à comunidade de Lobo Leite (distrito de Congonhas)
  • Local: Capela de Nossa Senhora da Soledade
  • Data e horário: 9 de maio de 2024, às 17 horas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade
novalogo-correiodeminasnova
Nossas redes Sociais