2 de junho de 2024 04:42

CAOS E COLAPSO: o problema da coleta de lixo passou dos limites e vereadores voltam a defender fim imediato do contrato; representante é convocado e cidade vira lixão a céu aberto

“O lixo é esta empresa.” O desabafo foi do vereador Erivelton Jayme (PRD) na sessão desta quinta-feira (9) quando o serviço e coleta voltou a dominar os debates em Conselheiro Lafaiete (MG). “Essa empresa é sem vergonha. A parte baixa da cidade está sem coleta desde sábado. Vamos ter que tirar esta empresa de Lafaiete. É um absurdo”, protestou o Líder do Governo, o Vereador João Paulo Pé Quente (PSD).

A Mega Construtora foi achincalhada em plenário pelo serviço prestado desde janeiro de 2023. “Alegam falta de mão de obra, mas se não tem competência pede para sair. O povo não pode pagar o pato”, sintetizou o Vereador Eustáquio Silva (PV).

O Vereador Oswaldo Barbosa (PP) pediu a rescisão imediata do contrato com a Mega. “Colapso na saúde, na educação, no trânsito e agora com a coleta de lixo. Um contrato mal feito”, comentou.

“Isso é falta de organização e planejamento e já alertava para este caos em janeiro. Em Lafaiete é sempre assim, deixa para depois. É preciso providência imediata. Nada adianta pagar em dia se não tem fiscalização”, assinalou Vado Silva (DC). A Vereadora Damires Rinarlly (PV) defendeu ampliação da coleta seletiva.

O cenário é de lixo espalhado por todas as ruas e praças de Lafaiete/ARQUIVO

Requerimentos

Três requerimentos foram aprovados na noite desta quinta-feira como a solicitação de todas as notificações enviadas Mega  e cópias do contrato e documentação da licitação para a coleta

Por fim, o responsável será convocado a comparecer em uma sessão plenária para explicar o caos na coleta de lixo. Por outro lado, além da notificações, a prefeitura abriu processo administrativo. No final de  2022, a prefeitura rompeu o contrato com a Plural por má serviço na coleta, quando a Mega assumiu o serviço.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade