20 de maio de 2024 10:34

Turnê da AHBLA pela Península Ibérica é concluída com pleno êxito

A Academia Hispano-Brasileña de Ciencias, Letras y Artes (AHBLA) com sede em Conselheiro Lafaiete – MG encerrou sua turnê pela Península Ibérica com grande sucesso, consolidando-se como uma importante promotora de oportunidades para seus acadêmicos. A turnê contou com uma série de eventos que promoveram intercâmbios culturais e literários entre Brasil, Espanha e Portugal.

A turnê teve início no dia 22 de abril em Barcelona, onde 28 novos membros foram empossados na AHBLA. A cerimônia aconteceu no Best Western Plus Hotel Alfa Aeropuerto e contou com um jantar solene. Durante a cerimônia, foram empossados escritores e artistas plásticos brasileiros e espanhóis. Além disso, houve a entrega da Comenda Euclydes da Cunha e do título de Doutor(a) Honoris Causa.

No dia 23 de abril, a AHBLA marcou presença na tradicional Festa de Sant Jordi, em Barcelona. Os acadêmicos expuseram e venderam seus livros, atraindo um grande público. O ponto alto foi o lançamento do livro “Mosaico de Histórias – Contos Colaborativos”, organizado pela AHBLA, que contou com a participação de diversos autores.

A programação em Barcelona continuou no dia 24 de abril com uma Roda de Conversa Literária promovida em parceria com o Instituto Quais de Mim Você Procura. O evento trouxe à discussão temas literários atuais e necessários, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão para os participantes.

Em seguida, a AHBLA seguiu para Madrid, onde, no dia 27 de abril, promoveu um Fórum Literário em conjunto com o Instituto Quais de Mim Você Procura. Este evento ofereceu aos palestrantes brasileiros a oportunidade de compartilhar seus trabalhos com o público espanhol, fortalecendo os laços culturais entre os dois países.

No dia 28 de abril, a AHBLA organizou a outorga da Comenda do Mérito Literário de Miguel de Cervantes no Circuito de Belas Artes em Madrid, homenageando destacados escritores e artistas.

Prosseguindo para Portugal, a AHBLA realizou um jantar de negócios em Braga no dia 30 de abril. O evento proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de concretizar negócios com o público português presente, além de palestrarem sobre seus trabalhos e perspectivas literárias.

A turnê foi concluída no dia 2 de maio com a participação no Summit, evento promovido pelo Instituto Quais de Mim Você Procura e a Be Amazing, em Portugal. Este evento contou com a presença de um grande público, diante do qual os acadêmicos da AHBLA puderam apresentar suas palestras e discussões literárias.

A turnê pela Península Ibérica foi um marco para a AHBLA, evidenciando sua capacidade de promover intercâmbios culturais e literários de grande relevância. A turnê foi estabelecida como um evento anual, e os interessados em participar no próximo ano já podem começar a se organizar para não perder esta oportunidade única de integração e crescimento literário.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade