14 de agosto de 2024 17:54

Policial Militar acusado de matar jovem que ia a show dos Racionais Mc’s é condenado a 12 anos de prisão

O policial militar Ícaro José de Souza, acusado de matar um jovem de 20 anos que ia a um show dos Racionais Mc’s, com um tiro na cabeça, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, foi condenado a 12 anos de prisão e perda do cargo. O crime foi em 2017.

O carro em que Igor Mendes e seus amigos estavam foi abordado pelo policial na noite do dia 15 de setembro de 2017. Ele estava no banco do carona. Ao se inclinar para abrir o porta-luvas onde estava seu documento, o policial atirou.

Na época, a PM alegou que o veículo descumpriu uma primeira ordem de parada e que o rapaz fez um movimento brusco durante batida policial. À época, o motorista do carro, José Barcelos, negou ter desobedecido os policiais.

“A gente estava muito apreensivo em relação ao julgamento porque ocorreram, nesses últimos sete anos, vários casos de violência policial e nem todos tinham a justiça devida. Quando a gente viu a determinação da maior pena possível, ficamos aliviados”, comemorou a irmã de Igor, Nayara Arcanjo Mendes.

Parentes e amigos de Igor Mendes, em frente ao fórum de Ouro Preto durante julgamento. — Foto: Redes sociais

Segundo a sentença do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, assinada pelo juiz Áderson Antônio de Pauloo policial dificultou a defesa da vítima. Ainda de acordo com a decisão, pelo fato da pena ser superior a quatro anos de prisão em regime fechado e ele ser um policial militar experiente, inclusive com passagem pelo Exército Brasileiroele deve ser condenado à perda do cargo.

O policial militar vai poder recorrer em liberdade, porque segundo o Tribunal de Justiça, ele estava solto durante o processo e não desrespeitou às leis.

A defesa do PM tentou a absolvição em relação ao crime de homicídio qualificado, alegando que o policial agiu dentro do dever legal da profissão e em legítima defesa.

Também tentou provar que o policial não teve a intenção de matar, pedindo que a condenação fosse revertida para homicídio culposoNenhuma das alegações foram aceitas.

Durante todo o julgamento, parentes e amigos de Igor Mendes estiveram presentes do lado de fora do fórum, em Ouro Preto, aguardando a sentença.

Faixas espalhadas por parentes de Igor Mendes próximo ao fórum de Ouro Preto durante julgamento. — Foto: Redes sociais

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade