Vereadores lançam dúvidas na conclusão de trincheira em 2024 e cobram explicação do atraso
O valor da obra estava orçado em torno de R$8 milhões, oriundo da Vale como compensação pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Segundo informações, o projeto já foi aprovado na ANTT e o até mesmo as sondagens já foram executadas. O Prefeito Mário Marcus chegou a anunciar que a obra seria concluída este ano, garantindo segurança.
Nossa reportagem questionou o atraso na obra, tão aguardada pela comunidade, em função de diversas tragédias no local, e a prefeitura resumiu em afirmar que a trincheira será novamente “será licitada e as obras iniciam nos próximos meses”, mas não explicou os motivos do cancelamento do certame e as causas do atraso.
Mais acidentes no trecho
Ainda hoje (5), mas dois acidentes foram registrados no trecho da BR 040, em Lafaiete, porém apenas danos materiais.
Repercussão
Na Câmara na sessão de ontem (4), a obra da trincheira dominou os debates na discussão do requerimento do Vereador Erivelton Jayme (PRD) no qual questiona o atraso da Trincheira do bairro Paulo VI e solicitou o cronograma de execução atualizado. “Esta tragédia nos comoveu da morte da jovem. Em Lafaiete as coisas não andam e tudo é muito lento e nada é transparente”, pontuou Erivelton. “Hoje estive mais mais uma vez no local onde uma vida foi perdida e onde será a trincheira. Tinha placa onde falava do prazo e valor da obra e foi retirada. Isso assusta. Nos corredores da Câmara e em outros lugares citam que não haverá mais esta obra. A gente só vê promessas. Já fiz tudo o que podia para esta trincheira sair do papel mas a minha função é limitada. Quem deveria mostrar os motivos do atraso é o governo. O povo merece transparência e com toda a certeza se a trincheira tivesse pronta diversas mortes teriam sido evitadas. O gestor está devendo muito”, desabafou Jayme. “
“Vai encerrar o mandato e esta obra não vai sair. È vergonhoso. A liberação depende do governo federal e pergunta quando vezes o prefeito foi a Brasília? Duas vezes. Tem de sair da cadeira e buscar a solução. Não pode ter vergnha de dizer que deu errado. Não tem transparência em nada. Ninguém sabe porque parou a obra. E quando se fala em vida e temos que nos colocar no lugar do próximo e isso não acontece em nossa cidade”, completou.
O Líder do Governo, o Vereador João Paulo Pé Quente (PSD) informou que haverá nova licitação e que a empresa fez muitas exigências para executar a obra. Ele sugeriu que seja coloca um guard rail na BR 040 entre os Bairros Carijós e o trevo do Paulo VI. “Já minimizaria o problema”, ponderou. “O prefeito vai na rádio e fica só anunciando obras, mas não fala em transparência na comunicação com a população”, criticou Giuseppe Laporte (Podemos).
Sandro José (PP) lançou dúvidas sobre a conclusão da trincheira e sugeriu a construção de uma grande rotatória no trevo do Paulo VI. “Não sai nem segundo semestre inclusive depende a da anuência da nova concessionária da BR 040. MRS um ano para construir e em seis meses o governo sequer conseguiu fazer a galeira na parte baixa da cidade. Não vamos enganar o povo. O correto seria construir uma grande rototária ao moldes de Juiz de Fora. A trincheria vai melhorar mas não resolve o gargalo do trânsito no Paulo VI”. “Pergunta se o prefeito esteve na audiência realizada pelo Ministério Público em Lafaiete, com a presença do Procurador Geral para tratar da BR 040?”, questionou Sandro.
Para o Vereador Pastor Angelino (PRD) muitas mortes já poderaim ter sido evitadas. “Pra que tanta burocracia. Até quando vidas serão ceifadas na BR 040 até que tomem as providências cabíveis?. A gente se depara com esta situação que vai piorando a cada dia”.
“Estamos todos indignados e já na até a missa de sétimo dia já esqueceram tudo e esperamos por novos fatos. Vejam a rotatória de Barbacena”, pontou Vado Silva (DC).
A Vereadora Damires Rinarlly (PV) sugeriu a instalação de lombadas, redutor de velocidade, radares, etc para minimizar a situação antes da construção da trincheira. “O povo fica perguntando sobre a obra e gente acaba passando como mentiroso. Levanta e vai atrás da Via 040. Vamos a lutar e população não pode continuar morrendo e e gente, pelo nosso papel, fica limitado a apenas prestar condolências”, salientou.
O tucano Vereador André Menezes também se aliou a Damires na defesa na intervenções na BR no acesso ao Paulo VI. “Ali é um trecho de alta velocidade e precisaria de lombadas e radares”.
Senador é criticado no plenário
O Vereador Vado Silva fez uma análise política e fez críticas ao Senador Carlos Viana (Podemos). “Nada vai para frente e fica a reboque de Barbacena. Os deputados vêm aqui e derramam emendas, patrocinam viaturas e ambulâncias e ficam iludindo o povo. Consegui trazer o ministro (Márcio França) e o Senador Carlos Viana para melhorar a situação do aeroporto e mais na verdade levamos uma escarrada na cara. Houve uma promessa de R$ 3 milhões e até agora ficamos a ver navios. E agora o Zema fala na impossibilidade de término de hospital regional. Lafaiete não tem qualquer representatividade”, disparou.
André Menezes também cutucou o Senador Viana. “Nós apoiamos o senador na eleição e tenho mágoa dele. Ele prometeu lutar por nós mas infelizmente ficou e foi embora. Ele bom de pao e sabe levar na conversa. E olhe que tem candidato a prefeito que vai receber o apoio dele”, arrematou.