São 8 meses de atraso. Projetada para por fim às enchentes, a construção de uma galeria vem revoltando os moradores das Ruas Dr. Moreira e Marechal Floriano, em Conselheiro Lafaiete (MG). A interdição das vias tomou de supresa, sem qualquer aviso atencipado, os maradores e comerciantes que foram obrigados fecharem seus estabelecimentos que amargam prejuízos incalculáveis impactando em toda parte baixa da cidade.
Cansados de esperar por um conograma ou planejamentos, os moradores resolveram ir às ruas para protestar contra o atraso. “Não aguentamos mais tanta poeira, barulho e falta completa de transparência. Nossos comércios foram às ruínas e os moradores estão desolados com casas rachadas. A obra engantinha com poucos funcionários. Pela urgência, ela deveria ser ininterrupta e aos finais de semana. Como até agora o governo municipal foi omisso vamos protestar”, informaram os moradores a nossa reportagem. A manifestação está marcada para amanhã (11) a partir das 8:00 horas à rua Dr. Moreira, no São Sebastião.
Os fatos
Fato é que o início da obra foi anunciada à imprensa no início de outubro de 2023. Após licitação fracadas, uma nova data para recebimento das propostas – 18 de setembro de 2023 – tendo vencedora a empresa ATRELAR PROJETOS LTDA. – R$3.068.257,12. Já com 2 aditivos a obra há chega a R$3.636.038,17.
Aliás, já prestes a iniciar a obra, o Município apresentou aos moradores e comerciantes um ofício de comunicação externa de n.º 87/2023, com data de 06 de janeiro de 2023, onde a Administração Municipal informava a interdição total das ruas a partir de 06 de novembro de 2023. Ocorre que tal documento foi apresentado aos envolvidos na véspera do início da obra.
A obra vem se arrastando revoltando os moradores. O prefeito Mário Marcus informou há mais de 30 dias que a obra seria concluída em maio.