Uma festa de reinado terminou em tragédia, na noite do último sábado (6 de julho), depois que um ônibus escolar perdeu o freio e desceu desgovernado em uma avenida do bairro Campina Verde, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Um idoso de 76 anos e uma mulher de 40 morreram após serem atropelados pelo coletivo, que também feriu uma terceira pessoa e danificou três carros estacionados no local.
O acidente aconteceu por volta das 22h, na avenida Alto do Chuá, onde era realizado o segundo dos três dias da Festa de Reinado do bairro. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o local instantes após o acidente, sendo que o motorista do ônibus chega a ser agredido por uma pessoa, que seria parente de uma das vítimas.
Quando a Polícia Militar (PM) chegou ao local, o proprietário do ônibus escolar contou que estacionou o veículo próximo à igreja por volta das 16h, percebendo por volta de 22h15 que ele teria descido a rua sozinho de ré. Ele alegou ainda que a porta do coletivo estava fechada, mas que o vidro estava aberto e a manete do freio de mão estava abaixada. Por causa disso, o homem acredita que alguém pode ter tentado abrir o ônibus, confundindo o freio com a manete para liberar a porta.
Entretanto, testemunhas que estavam próximo ao veículo disseram não ter visto ninguém mexendo nele. A perícia da Polícia Civil foi acionada e fez os levantamentos iniciais, que deverão esclarecer o que pode ter causado o acidente.
A reportagem de O TEMPO tentou contato com a Prefeitura de Divinópolis para questionar sobre o ônibus escolar acidentado, porém, até a publicação da reportagem, o município ainda não tinha se posicionado.
Já a Polícia Civil confirmou, por nota, a morte do idoso, que teve o corpo encaminhado ao Posto Médico-legal para passar por exames antes de ser liberado aos familiares. “A PCMG apura o caso”, concluiu a instituição. Até então, a instituição ainda não tinha sido notificada da morte da mulher.
Vítimas foram socorridas, mas não resistiram
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado até o local, encontrando a mulher de 40 anos com fraturas no braço e clavícula, além de diversas outras escoriações, quando foi encaminhada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), onde acabou falecendo durante a madrugada.
Já o idoso, que estava confuso e sem conseguir mover as pernas, foi encaminhado ao Hospital São João de Deus, porém, seu quadro se agravou no caminho e, apesar de ter dado entrada na sala vermelha, ele também não resistiu aos graves ferimentos e morreu. A terceira mulher ferida no acidente, de 55 anos, recusou socorro médico do Samu.
Congado lamenta mortes
Nas redes sociais, a Congregação das Irmandades de Reinado de Divinópolis (CONGADIV) divulgou uma nota lamentando as mortes ocorridas durante a Festa de Reinado. Eles identificaram as duas vítimas como Dona Eliete e Seu Antônio, ambos “irmãos do Rosário”.
“Rogamos a nossa senhora do Rosário e São Benedito que os acolham junto de si nos céus, e que dêem forças às famílias e a todos os irmãos do Rosário. Neste momento de profunda dor, acompanhamos junto às autoridades competentes o desdobramento das investigações. Pedimos a todas as pessoas, e principalmente aos irmãos e irmãs do Rosário que rezem pedindo forças e bom discernimento a todos”, concluiu a entidade.