1 de setembro de 2024 03:40

Comissão de Moradores do Almeidas vai se reunir com MPMG para tentar barrar construção da ETE

Nesta quinta-feira (25/7), a Comissão de Moradores do Almeidas, em Conselheiro Lafaiete (MG), contrária ao projeto da Copasa de construção de uma ETE na comunidade irá se reunir com o MPMG.  A Comissão será acompanhada por um representante da Copasa e o representante da Câmara Municipal, vereador Fernando Bandeira (PP), autor do requerimento da Audiência Pública realizada em 03/07.

A polêmica reside no terreno onde será construída a ETE. Segundo os moradores que participaram da Audiência Pública alegaram que não foram ouvidos e a maior preocupação é os impactos ambientais e econômicos, destacando o odor e a desvalorização imobiliária dos terrenos próxima à ETE.

O representante da Copasa, Magno Gomes salientou como a ETE é anaeróbica e de pequena vazão (menos de 1/2 l/seg.) o que caracteriza que todo processo do tratamento do esgoto é realizados em tanques fechados sem exalação de gases causadores do mau cheiro. O modelo da ETE-Almeidas é o mesmo da ETE- Rancho Novo. Vale ressaltar que o Magno Gomes convidou a Comissão a visitar a ETE-do Rancho Novo para conhecer todo o processo de tratamento do esgoto que será implantado no Almeidas.

Quanto à decisão do MPMG em atender ou não a Comissão dos Moradores sem dúvida vai depender da existência de outro terreno que atenda as especificidades técnicas, econômicas e ambientais para construção da ETE-Almeidas, destacou Magno Gomes na sua fala na Audiência Pública.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade