Ainda no dia 25, às 15 horas, a MRS inaugura sua Oficina de Manutenção de Equipamentos de Via, em São Brás do Suaçuí/MG
Um ano após a MRS Logística iniciar a construção do Viaduto Padre Ermano José Ferreira, que liga as ruas Antônio Aureliano e Valério Eugênio e da Ponte Geraldo Dias Moreira, ligando a Rua Barreto à Rua Antônio Aureliano, as estruturas serão inauguradas no próximo dia 25, às 10 horas. A empresa contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete/MG e as obras representam um investimento de R$ 46 milhões na segurança ferroviária e na mobilidade urbana da cidade, serão eliminadas duas passagens em nível. Trata-se de uma das maiores intervenções viárias da história do município.
O viaduto, com 160 metros de extensão, e a ponte, de 40 metros, foram projetados para melhorar a mobilidade na área urbana, trazendo benefícios significativos para a população e promovendo uma integração mais equilibrada e segura entre a ferrovia e o ambiente urbano.
“Em 2022, a MRS renovou a sua concessão e se comprometeu em realizar investimentos em grandes projetos como este, que refletem diretamente na melhoria da mobilidade urbana e segurança das pessoas que cruzam a linha férrea. A entrega, dentro do prazo, tanto do viaduto quanto da ponte, corrobora o compromisso da MRS em realizar investimentos que eliminam riscos de acidentes. Será uma satisfação estar em Lafaiete, no dia 25 de julho, concluindo o ciclo desta obra”, ressalta Gustavo Bambini, Diretor de Relações Institucionais da MRS.
“Estas importantes obras que estão sendo entregues são resultado do diálogo e parceria entre a Prefeitura de Lafaiete e a MRS, representando um marco na infraestrutura e mobilidade urbana de Conselheiro Lafaiete, trazendo um grande avanço para a segurança e bem-estar da população! Estamos orgulhosos de participarmos deste momento que certamente trará um impacto positivo na vida dos nossos cidadãos e da nossa cidade”, afirmou o prefeito Mário Marcus.
Com a inauguração do viaduto, as seguintes ligações foram estabelecidas:
- A rua Dias de Souza, a partir do dia 25, terá uma ligação direta com o novo viaduto;
- O trânsito na rua Antônio Aureliano, no Bairro Cachoeira, também está conectado ao novo viaduto;
- A passagem em nível que ligava a rua Dias de Souza à rua Ângelo Marzano foi fechada para veículos, sendo substituída por uma travessia de pedestres que atende todas as normas de acessibilidade;
- A rua Ângelo Marzano não tem mais saída para veículos em direção à rua Dias de Souza;
- As ligações para a rua Marechal Floriano Peixoto e para a rua Valério Eugênio permanecem inalteradas em seus fluxos;
- A passagem em nível que ligava a rua Valério Eugênio à rua Barreto foi fechada para veículos. Agora, há uma passagem para pedestres que atende a todas as normas de acessibilidade;
- A rua Barreto está ligada à rua Antônio Aureliano através de uma ponte construída sobre o rio Bananeiras;
- Foi construída uma rotatória de retorno na rua Valério Eugênio, próxima à rua Jaci Santana Rabêlo;
- O fluxo na Avenida Monsenhor Moreira não foi alterado.
Plano de investimentos
A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovado em julho de 2022, pelo formador das políticas públicas para o setor: a pasta ministerial ligada aos Transportes e Logística (Ministério dos Transportes) e com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo.
A cerimônia de inauguração será aberta ao público.
Inauguração também da Oficina de Manutenção de Equipamentos de Via
Ainda no dia 25, a MRS inaugura, às 15 horas, em cerimônia reservada para colaboradores e convidados, a Oficina de Manutenção de Equipamentos de Via, localizada em São Brás do Suaçuí/MG. O objetivo é proporcionar ainda mais conforto e segurança, melhor controle de peças e estoque de componentes, além de aumentar a quantidade de atendimentos de manutenção em um menor tempo de retenção de equipamentos e maquinários.
O projeto teve dois anos de planejamento, dois anos para a construção e finalização e as obras contaram com 140 profissionais. A oficina será capaz de atender todos os 60 equipamentos de grande porte da empresa, tendo a capacidade anual de, aproximadamente, 100 visitas.
Entre os maquinários que podem passar pela Oficina estão: a Desguarnecedora Total de Lastro, socadoras, esmerilhadoras, entre outros.