17 de setembro de 2024 15:24

Batalha de Queluz, esquecida e pouco lembrada

Por João Vicente

Batalha de Queluz de 1842 está atualmente esquecida ou pouco lembrada em Conselheiro Lafaiete. É comum ao longo do tempo que certos eventos históricos sejam menos lembrados ou recebam menos atenção. Isso pode ocorrer devido a uma série de razões, como o passar das gerações, transformações urbanas ou até mesmo a falta de documentação adequada. No entanto, é importante destacar que, mesmo que um evento histórico seja menos conhecido, sua importância não é negada. Por isso,  vamos relembrar e inaltecer a presença de Conselheiro Lafaiete no Movimento Revolucionário de 1842, destacando a Batalha de Queluz no artigo escrito pelo acadêmico da ACLCL  Alberto Libânio Rodrigues, publicado no Jornsl Integração, informativo cultural do IHGMG em 1992. A Revolução Liberal de 1842 teve como polos principais dos revolucionários a Província de Minas e a de São Paulo. Em Minas, após várias batalhas e vitórias dos revoltosos, a revolução foi finalmente sufocada na Batalha de Santa Luzia, em que as tropas imperiais tiveram como comandante o general Barão de Caxias.

Vale destacar que na Batalha de Queluz, o lado Liberal contava com o Capitão Marciano Pereira Brandão, Antônio Rodrigues Pereira (pai do Conselheiro Lafaiete) e Padre Francisco Pereira de Assis (tio de Lafayette). E estavam sob o comando do Antônio Nunes Galvão.

Já a forças Legalista estavam sob o comando do Brigadeiro Manoel Alves de Toledo Ribas, que eram 4 batalhões, vários contingentes de outros corpos, além da cavalaria e artilharia, num total de 1300 homens, e mesmo assim foi derrotado.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade