Os carros voadores não são apenas mais um sonho futurístico. A prova disso é um anúncio recente de que o Aeroporto Internacional de São José dos Campos, em São Paulo, será o local do primeiro vertiporto da América Latina. Esse projeto será desenvolvido pela VertiMob Infrastructure e administrado pela SJK Airport, conforme revelação de um operador logístico em usa conta pessoal no Instagram.
A Vertiporto é uma infraestrutura dedicada a pousos e decolagens de veículos aéreos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), e promete transformar a mobilidade urbana e logística no continente.
Vale ressaltar que, de forma inicial, o vertiporto será lançado em sua forma experimental na área de teste de motores do aeroporto, conhecida como “run-up”. A previsão de instalação oficial é a partir de 2025, com término e início das operações para 2027.
O objetivo do projeto é receber dezenas de pousos e decolagens diárias, à medida que a tecnologia dos eVTOLs avance e receba as devidas licenças para operação em solo sulamericano.
Carros voadores serão realidade?
O acordo entre a SJK Airport e a VertiMob Infrastructure foi assinado recentemente, formalizando a parceria que trará o projeto à realidade. As instalações do vertiporto serão completamente equipadas para garantir a segurança e eficiência das operações, beneficiando tanto usuários quanto passageiros dos carros voadores.
Paralelamente, a Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, anunciou planos para construir uma fábrica de eVTOLs em Taubaté, também no interior de São Paulo. A expectativa é que as entregas dos veículos e o início das operações da planta ocorram em 2026, complementando a infraestrutura que o vertiporto proporcionará.
FONTE COLUNA FINANCEIRA