Com ideias promissoras, Sicredi Integração RS/MG finaliza a edição mineira do Desafio Social

120 pessoas participaram do Desafio Social - Edição MG (Tripé Produtora)

Com ideias promissoras, Sicredi Integração RS/MG finaliza a edição mineira do Desafio Social

O Desafio Social movimentou Ouro Preto/MG no final de semana dos dias 03 e 04 agosto. Promovido pela Sicredi Integração RS/MG, o hackathon contou com mais de 120 participantes vindos da região do Alto Paraopeba e de Inconfidentes. Os dois dias intensos de programação proporcionaram ao público um mergulho em problemáticas locais, com o apoio de diversas iniciativas regionais e mentoria de inovação.

O evento encerrou com sucesso sua primeira edição, consolidando-se como um marco para a região de Ouro Preto. A iniciativa ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e demonstrou a força da união e da diversidade em prol de um futuro mais justo e sustentável.

Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de se conectar e trocar ideias, buscando soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas comunidades. A atmosfera colaborativa e a troca de conhecimentos entre pessoas de diferentes áreas e experiências enriqueceram o debate e impulsionaram a criação de iniciativas promissoras.

As três melhores ideias receberam prêmios em dinheiro
(Tripé Produtora)

O evento foi realizado em parceria com a UFOP, INCULTEC (Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto) e PROPPI (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFOP). Além de ter a participação de diversas instituições locais que já possuem iniciativas e acreditam no poder de eventos como este para transformar a sociedade.

Ao final do Desafio Social – Edição MG, 19 ideias foram apresentadas a uma banca avaliadora que, utilizando critérios como inovação, aderência à problemática, impacto social, escalabilidade e aplicabilidade, elegeram as três melhores ideias. As equipes idealizadoras receberam uma premiação em dinheiro, além da possibilidade de levarem as iniciativas à INCULTEC para que o trabalho siga sendo desenvolvido.

1º Lugar: Bracelert
O primeiro lugar foi conquistado pelo Bracelert, um dispositivo em formato de pulseira que emite alertas para a população idosa e/ou com deficiência, em caso de desastres naturais. Esta solução visa proporcionar segurança e tranquilidade para grupos vulneráveis em casos de emergências.

2º Lugar: OPS Dispositivo de Alerta Geral
O segundo lugar também focou na segurança, com um dispositivo de alerta geral projetado para ser instalado em residências localizadas em zonas de risco. Este sistema de alerta visa prevenir tragédias ao fornecer avisos antecipados para os moradores dessas áreas.

3º Lugar: Cidade Acolhedora
Em terceiro lugar, a Cidade Acolhedora propôs uma plataforma de turismo e lazer que monta roteiros inclusivos, garantindo uma experiência acessível e enriquecedora para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Esta iniciativa busca promover o turismo acessível, permitindo que todos possam desfrutar de atividades de lazer de forma igualitária.

Essas ideias destacam a importância de soluções criativas e inclusivas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover a inclusão social.

Grupos participaram de diversas dinâmicas para desenvolver suas ideias
(Tripé Produtora)

A Sicredi Integração RS/MG, por meio do Desafio Social, reafirma seu compromisso com o cooperativismo e com o desenvolvimento das comunidades. Ao promover o hackaton, a cooperativa demonstra que o cooperativismo é mais do que uma forma de fazer negócios, é um movimento que transforma vidas e impacta positivamente a sociedade.

O vice-presidente da cooperativa, Luiz Mário Leite Berbigier, destaca que “o Desafio Social foi uma experiência única, que permitiu conectar pessoas com diferentes talentos e perspectivas em busca de um objetivo comum: construir um futuro melhor para todos. A diversidade de ideias e a força do trabalho em equipe foram fundamentais para o sucesso do evento”. Para Berbigier, o Desafio Social foi como plantar uma semente para cultivar soluções que transformam a realidade. “Essa é a força do cooperativismo, um legado que a Sicredi Integração RS/MG constrói há 120 anos”, finaliza.

Para conferir como foi a edição de Minas Gerais, acesse o Instagram do evento: @desafiosocialintegracao

Próxima edição

No Rio Grande do Sul, a expectativa é grande e a parceria é com a Univates – Universidade do Vale do Taquari. O Desafio Social – Edição RS terá início no dia 26 de agosto, em um encontro online. A etapa presencial acontece nos dias 31 de agosto e 01º de setembro em Lajeado, no espaço da TECNOVATES.

Para mais informações, regulamento completo e inscrições, acesse o site www.desafiosocialintegracao.com.br.

Sobre a Sicredi Integração RS/MG: constituída em 1906, a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento de Lajeado – Sicredi Integração RS/MG está localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul e possui uma área de atuação em 11 municípios no RS e 52 municípios em Minas Gerais. Com mais de 90 mil associados, entre pessoas físicas e jurídicas, a cooperativa contribui para fomentar o cooperativismo nas comunidades em que atua, oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras. A cooperativa é uma das 105 que integram o Sistema Sicredi, presente em todas as unidades federativas do Brasil e somando mais de 8 milhões de associados no país.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular