14 de agosto de 2024 11:51

CSN divulga nota sobre projeto da Planta Itabiritos P15 de expansão minerária, ressalta susentabilidade e impactos na economia regional; desapropriações serão transparentes

A direção da CSN divulgou a nossa reportagem, nesta tarde (10), nota em que ressalta a importância da sua expansão e os desdobramentos na economia da regional, como também a sustentabilidade do projeto intitulado Planta de Ibabiritos P15 que vai estender a vida útil da Mina Casa de Pedra.

Na sexta-feira (9) o Decreto do Governador Zema (NOVO) desapropriou mais de 261 hectares de áreas para a implementação da Pilha de Rejeito Filtrado Sul Maranhão 1, no Município de Congonhas.

Por outro lado, em nota, a Prefeitura informou que desconhecia qualquer ato de desapropriação de terrenos e que buscaria detalhes do projeto.

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Leia nota da CSN na íntegra.

“O recente Decreto de Utilidade Pública (DUP), publicado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para a expansão da Mina Casa de Pedra, representa um marco importante para o desenvolvimento sustentável da região. Através de um projeto inovador, conhecido como Planta de Itabiritos P15, busca-se otimizar os recursos minerais disponíveis e, consequentemente, estender a vida útil da mina, garantindo a continuidade das operações. O projeto que é livre de barragens seguirá com um rigoroso controle ambiental e a observância das melhores práticas de segurança, assim como a Companhia tem feito ao longo de mais de 100 anos de operação em Congonhas.

Além dos benefícios ambientais, a expansão da mina terá um impacto positivo na economia local, gerando novos empregos e mantendo os atuais postos de trabalho. Outro ponto importante é o aumento da arrecadação de impostos, como a CFEM, recursos de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico dos municípios, permitindo a realização de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e outros setores.

As negociações com os proprietários dos terrenos serão conduzidas de forma transparente e ética, demonstrando nosso compromisso com as comunidades e com o desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa reafirma nosso posicionamento como uma empresa responsável, que busca conciliar a atividade minerária com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade
novalogo-correiodeminasnova
Nossas redes Sociais