JÁ OUVIU FALAR?: ‘Roça office’: fazenda no interior de MG transforma rotina de trabalho no meio do mato

Já imaginou poder equilibrar a rotina corrida do trabalho com o dia a dia do campo, incluindo banhos de cachoeira e cuidados com a horta? Essa é a proposta do “roça office” da Refazenda Rio Xopotó, que fica na zona rural de Desterro do Melo, cidade com cerca de 3 mil habitantes localizada a 24 km de Barbacena, no Campo das Vertentes. Por lá, a hospedagem inclui cama, alimentação e Wi-Fi para que os clientes possam realizar o seu home office em meio à natureza. 

Com mais de 27 mil seguidores no Instagram, o local viralizou nas redes após a atriz Fernanda Becker mostrar a rotina da fazenda em um vídeo, que já conta com 1,6 milhões de visualizações.

“O pacote mínimo é de cinco dias, para que a pessoa entenda de fato a nossa filosofia, e sai a R$ 540. Nossa proposta é trazer uma experiência coletiva, com simplicidade, conforto, comida gostosa e amor. Somos menos um hotel fazenda e mais uma casa de avó”, conta o jovem Gustavo Faria, de 21 anos, um dos idealizadores do local. 

Natural de Barbacena, ele e outras pessoas decidiram alugar o espaço ainda durante a pandemia, como forma de “proporcionar um respiro” em uma época em que todos estávamos presos por conta da pandemia de Covid-19. “Só podia entrar após a realização dos testes e nunca tivemos nenhum caso”, garante ele. 

Fazenda permite conciliar trabalho e conexão com a natureza. Foto: Arquivo pessoal 

Com capacidade de receber 25 pessoas ao mesmo tempo, Gustavo diz que a média de clientes é de 10 pessoas por vez e que o público é oriundo principalmente de grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Além da origem, a gama de ocupação dos clientes também é variada e inclui psicólogos,nutricionistas e profissionais da área de tecnologia. 

“Há uma mesa oficial, em que todos podem trabalhar juntos e compartilhar um cafezinho, mas também há cantos privativos para fazer reuniões ou atendimentos. Outra dúvida que sempre surge é se o Wi-Fi pega bem, por estarmos em zona rural. O sinal funciona super bem, nunca tivemos problemas.”

Para que a casa funcione sem transtornos, Gustavo conta que os hóspedes ajudam a preparar o almoço, num esquema de revezamento, e também fazem as tarefas básicas de organização, como arrumar a própria cama. Na hora do lazer, o grupo pode desfrutar de um banho na cachoeira localizada atrás da casa e pescaria no lago. 

“Também incentivamos o turismo local em Desterro do Melo, que fica a 8 km da fazenda. Por lá a galera faz trilha, joga bingo e frequenta os restaurantes. Uma das vantagens é o custo de vida, que é muito mais barato. É possível comer e beber e a conta fica R$ 30 para cada um. Isso na cidade grande é quase impossível”, diz. 

Clientes do “roça office” jogam bingo com a comunidade de Desterro do Melo. Foto: Izabela Laurico

Ele aponta ainda que os donos de restaurantes da cidade têm comemorado o aumento de movimento, por causa dos hóspedes da fazenda, e que a comunidade está nos planos futuros do negócio. “Queremos incentivar ainda mais o turismo sustentável e fortalecer a parceria com produtores locais”, afirma Gustavo. 

  • O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular