Tradição: é a prova mais antiga da modalidade no Brasil – e no mundo!
Inovação: este ano uma nova categoria (motos big trails a partir de 700 cilindradas) traz um colorido diferente à prova.
Cenários incríveis: O Enduro da Independência percorrerá lindas paisagens pelo caminho do ouro, Ipês e da Fé em 2024! Uma oportunidade excepcional para pilotos, apoios e familiares, conhecerem regiões mineiras repletas de histórias e turismo pelo caminho, tendo como cidades-sedes Ouro Branco, Lavras e Baependi.
É com estes cartões de visitas muito especiais que se apresenta o 42º Enduro da Independência.
EXPECTATIVA
Para o organizador da prova, Lúcio Pinto Ribeiro, motivos não faltam para a edição 2024 se consolidar como uma das melhores de todos os tempos.
“A cada ano vamos aperfeiçoando não só a parte técnica da prova, com a entrada das big trails e a manutenção de todas as outras categorias em cinco percursos diferentes, mas as condições para as cidades receberem pilotos, apoios e familiares. E as cidades que sediarão o EI já viveram experiências altamente positivas em edições anteriores e também querem proporcionar o que há de melhor aos visitantes de todo o Brasil. Que sejam todos muito bem-vindos a partir do dia 3”, convida Lúcio.
O percurso terá tudo que os 210 pilotos das diversas categorias, de todo o Brasil, mais gostam, desde dias mais técnicos até outros de muitos quilômetros pela frente.
A grande novidade é a inclusão da categoria motos big trail. A receptividade foi excelente e dezenas de motos garantiram inscrição nesta nova categoria com bastante antecedência.
HOSPITALIDADE E ESTRUTURA
Além da hospitalidade mineira, pilotos, familiares, equipes de apoio e o público desfrutarão de excelente estrutura este ano, concentrada nas belíssimas paisagens de Minas Gerais! Em todas as cidades-sede, a entrada é liberada ao público.
Em Ouro Branco, a prova, a exemplo do ano passado, estará novamente na Praça de Eventos que recebe a Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE) que este ano abre espaço para a promoção da responsabilidade ambiental e muitas atrações.
Lavras volta a fazer parte do roteiro. Toda a movimentação da prova será na praça Doutor Augusto Silva, no centro da cidade, com uma estrutura que envolve palco, telão de led, sonorização, participação da ALAC (Associação Lavrense dos Artesãos e Arte Culinária), missa e várias atrações.
Baependi tornou-se um dos pontos altos da prova em 2023 e desta vez será o palco da consagração do campeões, no dia 7 de setembro. A festa será realizada na praça Monsenhor Marcos, nos dias 06 e 07.
ATRAÇÕES
Nos bastidores, são muitas as atrações já confirmadas pelos organizadores:
- Loja Oficial do EI com venda de produtos personalizados da Competição como boné, camisas, copo, caneca, kit cerveja Monte Verde.
- Exibição de flashes da prova no telão oficial do evento.
- Exposição Enduro da Independência – Quatro Décadas – exibição de totens sobre a história da prova.