Cada vez mais frequentes, os golpes bancários têm gerado perdas financeiras e grandes transtornos para um número crescente de pessoas. Com o intuito de alertar e proteger seus associados e a comunidade em relação às ações criminosas em nome da cooperativa, a Sicredi Integração RS/MG reforça os mecanismos mais utilizados para enganar as pessoas e orienta sobre como identificar condutas suspeitas e o que fazer para não cair nos truques aplicados.
Segundo o coordenador de Controles Internos da cooperativa, Odair Thomas, há uma diferença entre fraude e golpe. No primeiro caso, as operações são realizadas sem o conhecimento da vítima, a exemplo da clonagem de cartões, enquanto na segunda, as transações são legítimas e realizadas de forma espontânea. É o caso das ligações telefônicas se passando pela Central de Atendimento da instituição financeira ou de uma agência bancária informando a invasão da conta, compra através do cartão de crédito ou transação via PIX, as quais necessitam de uma transferência de valor para uma conta supostamente segura. Também há contatos que solicitam dados pessoais, número do cartão e código de validação; ou o envio de links falsos por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou SMS solicitando atualização de dados ou pagamentos; ou ainda apresentam promoções tentadoras e podem conter vírus ou outras ameaças que capturam informações pessoais dos usuários. É preciso ficar atento também às promessas de liberações imediatas de crédito, principalmente para pessoas negativadas, que solicitam dados, preenchimento de formulários enviados por link no WhatsApp e pagamento de tarifas para liberação dados; ofertas de brindes ou presentes em troca do pagamento da taxa de entrega; ou ainda envio, por e-mail ou até mesmo pelos correios, de um boleto de cobrança falso.
Thomas ressalta que nenhuma instituição financeira entra em contato solicitando dados pessoais, senhas ou transferência de valores, e que elas jamais enviam links, retêm cartões ou enviam aplicativos para serem baixados. De acordo com ele, qualquer dúvida ou suspeita deve ser confirmada junto à Central de Atendimento (0800 724 4770), aplicativo oficial ou diretamente com a agência onde sua conta está vinculada. “Caso você receba uma ligação contendo uma mensagem gravada de transação financeira necessitando de estorno ou confirmação, desligue, pois é golpe”, orienta o coordenador.
Dicas de cuidados para proteção financeira:
* Nenhuma instituição financeira entra em contato solicitando senha ou dados pessoais;
* Não recolhemos cartões mesmo que estejam cancelados, com defeito, vencidos ou destruídos;
* Não empreste seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança;
* Não pedimos para baixar aplicativos que não seja o oficial da Instituição Financeira.
* Nunca solicitaremos ao associado/cliente para realizar cancelamento de transação financeira através de transferência para conta bancária de outra Instituição Financeira ou Febraban;
* Não enviamos links para atualização de cadastro, desbloqueio de conta ou cadastramento de Chave do Pix;
* Não entramos em contato solicitando o desbloqueio de um novo dispositivo para acessar aplicativos ou sistemas da instituição;
* Certifique-se através de seu aplicativo a quantidade de pontos/milhas de seu cartão, suspeite de mensagens de milhagens altas vencendo;
Além das orientações acima, você também deve identificar algumas condutas suspeitas que indicam um possível golpe:
* Não compartilhe a tela do seu aparelho a pessoas estranhas;
* Suspeite de ligação oriunda pelo WhatsApp contendo fotos de “possíveis” funcionários de Instituição Financeira;
* Ligações em que alguém envia um link (que não foi solicitado por você) ou informa um código enviado por mensagem sem que haja algum atendimento prévio;
* Ofertas e empréstimos com condições muito vantajosas;
* E-mail com cobrança em que o endereço eletrônico do remetente é longo ou contém números, palavras suspeitas e erros ortográficos;
* Pedidos de dinheiro emprestado por mensagens ou via redes sociais;
* Ligação de um parente distante solicitando ajuda para pagar uma despesa urgente como conta de hospital, de oficina, entre outros.
O que fazer em caso de suspeita de golpe?
* Valide através do seu aplicativo se existe transação suspeita no seu cartão, bloqueando o mesmo através do aplicativo financeiro, ou;
* Ligue imediatamente para a Central de Atendimento que consta no verso do cartão ou no site oficial da Instituição Financeira;
* Faça um Boletim de Ocorrência (online ou presencial);
* Contate seu gerente através do contato WhatsApp oficial ou presencialmente na agência.