Na última segunda-feira (19/08), o deputado federal Padre João, do Projeto Juntos para Servir, protocolou um pedido de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o contrato de concessão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.
A solicitação inclui a discussão das obras de melhorias previstas no contrato, como a construção de entornos, trevos, alças de acesso, passarelas, trincheiras e outras, além dos prazos para sua execução. Também serão abordados o Termo de Acordo Parcial de Mediação para a reestruturação da “Rodovia do Minério” (um trecho de 26 km paralelo à BR-040, entre Itabirito e Congonhas) e as reivindicações dos moradores do distrito de Correia de Almeida e arredores, em Barbacena/MG, que buscam formas de reduzir os altos custos dos pedágios na praça 11 da BR-040, que eles enfrentam diariamente.
“Milhares de mineiros trafegam pela BR-040 todos os meses e há anos enfrentam problemas antigos. Com a nova concessão, há uma série de obras programadas, e estaremos atentos para garantir que todas as promessas sejam cumpridas. Vamos lutar pelos interesses do povo”, declara Padre João.
O deputado convidou para a audiência a ser realizada o ministro dos Transportes, Renan Filho; o deputado estadual Leleco Pimentel; o Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares; o Diretor-Geral do DNIT, Fabricio de Oliveira Galvão; o Diretor-Geral do DER-MG, Rodrigo Rodrigues Tavares; o Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Fabio Henrique Silva Jardim; o Presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da Região do Alto Paraopeba (SOREAR), Crispim Ribeiro; um representante do Ministério Público Federal; um representante do Grupo EPR (EPR Via Mineira); e representantes das comunidades de Correia de Almeida, Pedra, Mantiqueira e outras do Município de Barbacena/MG.
O trecho da BR-040 entre Brasília/DF e Juiz de Fora/MG esteve sob a responsabilidade da Concessionária BR-040 S.A. (Via 040) até 05/08/2024. A concessão, iniciada em 2014 e com duração de 30 anos, previa a duplicação de 557,2 km nos primeiros cinco anos, mas apenas 73 km foram concluídos. Com o fim do contrato, a maior parte do trecho foi devolvida ao DNIT, enquanto o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora (km 544 ao 771,1) foi concedido ao Grupo EPR (EPR Via Mineira).
A nova concessão terá 30 anos e prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões, incluindo 163 km de duplicações, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da PRF e 1 ponto de parada e descanso para motoristas profissionais.
JUNTOS PARA SERVIR
O deputado federal Padre João e o deputado estadual Leleco Pimentel compõem o projeto “Juntos Para Servir”, mandato coletivo e participativo, que busca garantir com ética, transparência e eficiência a vida, a justiça social, a solidariedade, leis justas e capacitar pessoas para traduzir em ações as transformações necessárias à cidadania. Além de trabalhar as agendas políticas do campo e da cidade, na defesa da Casa Comum e do bem viver.