Esportes da mente nas cartas: por dentro do poker online e do bridge

Modalidades chanceladas pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA, na sigla em inglês), o poker e o bridge são dois esportes da mente de cartas que conseguem atrair o interesse de várias culturas e povos distintos do planeta.

Sendo que, impulsionadas pelo processo natural de digitalização de várias vertentes do entretenimento ocorrido ao longo dos últimos anos, ambas as modalidades alcançaram um elevado status de popularidade que até então não haviam conseguido em décadas.

Diante desse cenário, te convidamos a ficar por dentro desses dois esportes da mente praticados com baralho, onde o intelecto, a estratégia, a diversão e o espírito competitivo se convergem para a mesma direção.

Poker online

Bastante popular no Brasil, o poker online é um esporte da mente no qual os jogadores competem entre si para ter a melhor mão no fim da partida, que é baseada no ranking de mãos da modalidade.

PHOTO by “Pixabay” >>> Pexels >>> Public domain

Dessa forma, os jogadores aplicam diferentes estratégias para construir a melhor jogada possível, utilizando táticas como o blefe — com o intuito de desencorajar os oponentes de prosseguir com a rodada.

Não por acaso, a modalidade é reconhecida oficialmente como esporte da mente. Já que, além dos competidores poderem aplicar uma grande gama de táticas e estratégias, há diferentes estilos de jogo que podem ser adotados na prática.

Assim estão distinguidas as abordagens no poker online:

  • “Tight”: aqui temos uma abordagem que preza pela cautela, jogando relativamente poucas mãos e optando por correr poucos riscos.
  • “Loose”: essa abordagem é oposta de tight. Ou seja, opta-se por jogar com muitas mãos e estar aberto a correr mais riscos.
  • “Agressivo”: como a própria nomenclatura indica, trata-se de uma abordagem que engloba um número alto de aposta, abrindo potes e realizando apostas grandes para colocar os adversários em situações de maior pressão.
  • “Passivo”: o oposto de agressivo, pagando com mais frequência do que aposta propriamente, deixando o adversário tomar as rédeas propositalmente.

Além do mais, antes de aprender como se joga poker online, você deve ter em mente que o poker é uma modalidade de infinitas possibilidades estratégicas e que se divide em distintas variantes, como Texas Hold’em, Omaha, Seven Card Stud, 8-Game Mix e tantas outras.

Bridge

Agora, vamos deixá-lo por dentro do bridge. Você sabia que, além do reconhecimento da Associação Internacional de Esportes da Mente, essa modalidade de cartas também é reconhecida como um esporte pelo Comitê Olímpico Internacional?

Pois bem, jogado por dois pares de dois jogadores, o bridge, apesar de praticado por dezenas de milhões de pessoas no mundo, não é tão popular como o poker no Brasil.

No entanto, é fato que o jogo tem crescido de público nos últimos anos. E, um dos fatores que fizeram o bridge ganhar maior projeção, é que ele passou a ser reconhecido popularmente como o jogo/passatempo preferido do megaempresário Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft.

PHOTO by Angel Bena”Pexels Public domain

Isso posto, é preciso ressaltar que o bridge é um título de vazas. Vaza, para quem ainda não sabe, trata-se de um conjunto de quatro cartas — uma de cada competidor. O objetivo do jogo é fazer o maior número de pontos/vazas possível.

Assim como no poker online, as estratégias são fundamentais no bridge, porém podem parecer um pouco mais complexas. No bridge, o desenvolvimento e a aplicação de uma estratégia sólida podem levar anos de prática e estudo.

Sendo assim, competidores experientes utilizam distintas técnicas, como a contagem de pontos e a leitura de cartas para elevar as chances de obter sucesso. Além disso, essas estratégias precisam estar sincronizadas entre os integrantes da dupla, o que demanda entrosamento.

A comunicação eficiente entre parceiros é um dos fatores mais relevantes da modalidade. Para ser competitivo em alto nível, os jogadores devem estar preparados para comunicar informações sobre suas mãos de maneira hábil, fazendo a utilização de sinais que são combinados previamente.

Logo, fica claro que uma eficiente interação em equipe pode ser um fator determinante entre a vitória e a derrota. Sendo, portanto, um componente crucial para as partidas de bridge.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular