×

Curta metragem amador sobre lenda sobrenatural em Caranaíba (MG) será tema de programa na TV Globo; veja vídeo

Um curta-metragem produzido pelo funcionário público, Luiz Augusto, cujos atores e atrizes foram alunos das redes municipal e estadual, vai ganhar na manhã deste domingo (17 ) as telas da TV Globo no Programa “Tô Indo”.

O apresentador Mário Freitas e sua equipe estiveram em Caranaíba no dia 12 de setembro quando passaram o dia na cidade entrevistando dezenas de moradores sobre a lenda da Lagoa Seca, presente na cultura local e transmitida de forma oral de gerações em gerações e que move o inconsciente coletivo.

O curta “O causo da Lagoa Seca” foi gravado entre maio e agosto de 2019. O caso sobrenatural se passa na localidade de Tiririca, zona rural de Caranaíba. “O curta conta a história de um fazendeiro que realizou um baile na sexta-feira da paixão e por isso, a sua fazenda e todos que nela se encontravam afundaram. Há um certo misticismo sobre a data na religião católica, no qual os fieis entram em estado de luto pela morte de Cristo. É um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos. O fazendeiro ateu quis desafiar a tradição e veio o castigo divino”, disse Luiz.

A lenda também tem um fundo de chamar a atenção para a preservação ambiental. “Também conta que devemos preservar a água, pois ela é nossa maior fonte de vida! Este filme foi realizado sem recursos específicos, sem equipamentos adequados, atores que nunca atuaram, locais fictícios, mas feito com muito carinho por todos os envolvidos”, relatou o idealizador do filme, Luiz Augusto a nossa reportagem, envaidecido pela repercussão e o reconhecimento da TV.

A produção do curta contou com o apoio de dezenas de atores amadores e realização da Secretaria Municipal de Cultura. A música “História dos velhos tempos passados” é de autoria de Vicente Amaral Dutra (in memoriam) e foi representado no programa TÔ INDO pela sua irmã Joana.

“O filme nos remete aos tempos atuais sobre a questão ambiental. “O ser humano vai destruindo o meio ambiente pela ambição. Veja o aquecimento global. O homem talvez seja o pior dos animais. É uma grande reflexão da nossa dita modernidade”, refletiu Washington Batista, poeta Caranaibense.

Programa: “Tô indo”- TV Globo

  • Horário: 06:50h– logo depois da Santa Missa
  • Dia: 17 de novembro

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp