×

VIVA! Zema escolhe Paulo de Tarso Morais Filho para chefiar Ministério Público de Minas; Jarbas Soares sai derrotado

O governador Romeu Zema vai nomear o promotor Paulo de Tarso Morais Filho para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (20), pelas redes sociais, por Jarbas Soares Júnior, atual ocupante do cargo de chefe do Ministério Público de Minas Gerais. Na mensagem, Jarbas desejou sucesso ao sucessor e diz esperar que a escolha seja a mais “acertada para Minas Gerais e para a independência do órgão”.

Disputavam a escolha do governador, pela lista tríplice enviada a Romeu Zema, além do promotor Paulo de Tarso, os procuradores Carlos André Mariani Bittencour e Marcos Tofani Baer Bahia. A eleição que escolheu os três nomes para serem indicados ocorreu na segunda-feira (18).

Com a decisão de Zema, Jarbas Soares Júnior sai derrotado. O candidato dele era Bittencourt, atual procurador-geral adjunto institucional, que encabeçava a lista.

Paulo de Tarso, o escolhido do governador, atua há mais de 30 anos no Ministério Público e chegou a chefiar o gabinete de Jarbas. Mesmo sem o apoio do colega, manteve a candidatura, apoiado pela Família Aro – Marcelo Aro (PP) é secretário da Casa Civil de Romeu Zema e Professora Marli, mãe de Marcelo, foi reeleita para a Câmara de Vereadores de BH.

O novo procurador-geral de Justiça, responsável por chefiar o MP, será empossado pelo governador no prazo de cinco dias úteis, contado da nomeação, e entrará em exercício em sessão solene do Colégio de Procuradores até o primeiro dia útil seguinte.

Disputa

Não carrega medo que tem a justiça no coração. A leitura da eleição ao cargo de Procurador Geral de Justiça, ocorrida na segunga-feira (18), revela a força emergente por renovação nos principais quadros da instituição. O resultado final mostra que lista tríplice foi concorrida, quando o candidato apoiado pelo atual procurador, Carlos André, chegou a apenas um voto a frente do promotor e ex-chefe de Gabinete, Paulo de Tarso Morais Filho. O resultado mosta as farças das bases e adesão de promotores a proposta do candidato Paulo de Tarso.

Golias representava a força bruta, um guerreiro imponente que intimidava pela sua aparência e experiência. Enquanto os soldados mais experientes vacilavam, David, movido por um profundo senso de justiça e autoconfiança, se ofereceu para lutar. Ele não tinha o treinamento de um soldado, nem vestia armadura ou carregava uma espada. Sua arma era apenas um estilingue e algumas pedras lisas, mas sua mente estava afiada e focada.

Com coragem e convicção, David ignorou os olhares desconfiados e avançou. Ele analisou a situação com clareza: sabia que, em força física, nunca venceria, mas apostou na velocidade, precisão e no elemento surpresa. Num movimento rápido e certeiro, lançou uma pedra que atingiu a testa de Golias, derrubando o gigante com precisão impressionante.

“Essa vitória foi mais do que um feito físico; foi uma prova de que coragem, estratégia e autoconfiança podem superar até os desafios mais avassaladores. David, o improvável herói, mostrou que não é o tamanho do obstáculo que importa, mas a forma como reagimos a ele. A história é um símbolo eterno de que, mesmo diante dos maiores “gigantes”, a inteligência, a determinação e a coragem podem triunfar”, disse a nossa reportagem.

Quem é Paulo de Tarso Morais Filho?

Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho, ao 57 anos, ingressou no Ministério Público em 1995, tendo uma carreira de quase 30 anos dedicada ao órgão. Atualmente, é promotor de Justiça de Defesa do Consumidor. “A nomeação de Paulo de Tarso é um marco histórico para o MPMG pois, pela primeira vez, um promotor de Justiça assume diretamente o cargo de procurador-geral de Justiça em Minas Gerais”, disse o Governo de Minas.

Mensagem

Nas rede sociais, Paulinho comemrou a indicaçao. “Impossível não me sensibilizar com o grande apoio que recebi desde que me lancei nessa missão. Tenho me empenhado em agradecer a cada uma das mensagens de apoio, e com certeza o farei. Por ora, gostaria de firmar aqui meu compromisso de me dedicar intensamente para apresentar a vocês a melhor campanha possível, sempre com o foco naquilo que temos de mais precioso na Instituição: o trabalho de cada um.

Na próxima semana começarei a pormenorizar cada uma de nossas propostas e aprimorá-las com as bem-vindas sugestões de vocês.

Minha experiência de mais de 30 anos no Ministério Público e os mais de 10 anos resolvendo toda espécie de demanda como Chefe de Gabinete – função tida por muitos como uma das mais árduas – me possibilitaram conhecer cada detalhe da Instituição, e ter uma visão sólida e segura de como e onde devemos avançar. Mas, para progredirmos, temos que ter uma meta clara, objetiva e, por que não, audaciosa. E a minha é certa: estar presente para cada um de vocês. Sempre”.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp