Interessados em participar do concurso MPU terão pouco mais de um mês para se inscrever. O prazo para isenção de taxa, porém, é reduzido.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso MPU (Ministério Público da União), libera o formulário de inscrição para Técnicos e Analistas nesta segunda-feira (13/01). Os interessados em concorrer às 152 vagas disponíveis deverão se candidatar a partir das 16h.
As oportunidades oferecidas contemplam profissionais de superior de escolaridade em 35 especialidades de atuação. O prazo para solicitar a participação continuará aberto até as 16h do dia 27 de fevereiro de 2025. A seleção contará com três etapas avaliativas.
Como participar do concurso MPU?
Antes de fazer a inscrição no concurso do Ministério Público da União é preciso ter certeza de que você cumpre todos os requisitos. Para isso, leia o edital com atenção.
Se você encontrar uma vaga que se encaixa com o seu perfil profissional, é o momento de se candidatar.
continua depois da publicidade
Então, entre no site da FGV e selecione a opção de “inscreva-se”. Depois disso, informe CPF e senha cadastrados no portal da banca para acessar a ficha online. Se você ainda não for registrado, clique em “novo cadastro” e preencha os dados.
Envie o formulário eletrônico indicando o cargo desejado, a modalidade de vaga (ampla concorrência, PcD ou cotas raciais) e emita o boleto de taxa de inscrição. O custo de candidatura é de R$ 95,00 para Técnicos e de R$ 120,00 para Analistas.
Após quitar esse valor, você deverá receber um cartão de confirmação em seu e-mail.
Quem pode solicitar isenção de taxa?
Nem todos os candidatos são obrigados a pagar para participar do concurso MPU.
De acordo com o edital, pessoas em situação de hipossuficiência econômica e doadores de medula óssea posem solicitar a isenção do custo. O pedido deve ser enviado a partir do momento que a inscrição for aberta até as 16h do dia 15 de janeiro.
continua depois da publicidade
No caso de hipossuficientes, é necessário comprovar registro no CadÚnico e pertencimento a família cuja renda mensal é de até meio salário mínimo por pessoa. Já para doadores de medula, é preciso apresentar certidão ou cartão de doador voluntário emitido pelo REDOME.
FONTE: CONCURSOS NO BRASIL