Embora esteja em vigor no Brasil desde 2020, a placa padrão Mercosul ainda não foi incorporada em todos os veículos. Vale lembrar que a troca da placa cinza pela Mercosul não é obrigatória. No entanto, existem algumas situações que exigem a troca pelo padrão atual.
Ao comprar um veículo zero quilômetro, o primeiro emplacamento já é feito no padrão Mercosul. Portanto, o comprador não precisa se preocupar, pois isso já será feito de maneira automática.
Caso o veículo esteja ainda com a placa cinza e seja vendido, será necessário trocar pela placa padrão Mercosul, já que a transferência de propriedade é um dos requisitos que exige a mudança. Outro cenário em que a troca é obrigatória é a mudança de estado ou município.
Por último, é preciso fazer a troca da placa antiga pela padrão Mercosul em caso de furto, dano ou perda da chapa de identificação. Existe também a possibilidade de fazer a troca de modo voluntário, caso o proprietário do veículo faça questão de atualizar a placa de seu carro.

Preço para trocar a placa cinza pelo padrão Mercosul
Independentemente de seja a situação que exija a troca das placas, é preciso solicitar uma segunda via ao Detran de seu estado. No caso de São Paulo, é possível fazer o agendamento em uma unidade neste link. Porém, é necessário comparecer presencialmente para entregar os documentos necessários.
O problema é que desde que o padrão Mercosul foi estabelecido, é preciso pagar pela nova placa em empresas independentes credenciadas. Dessa forma, não existe um valor tabelado das novas placas, já que cada empresa estabelece seus valores.
Em São Paulo, ainda é preciso pagar a emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV). Se o licenciamento não tiver sido feito, é preciso pagar a taxa de R$ 452,79. Caso o licenciamento esteja em dia, o valor cai para R$ 285,05.
FONTE: CANALTECH