×

Copasa faz mega investimento na preservação do meio ambiente, proteção de mananciais e educação ambiental

Diversas ações foram realizadas em Carandaí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Moeda, Lagoa Dourada e São Brás do Suaçuí

A Copasa tem como um de seus principais compromissos a preservação e recuperação de áreas de mananciais, essenciais para o abastecimento de água. Nesse contexto, o Programa Pró-Mananciais vem realizando ações de conservação das bacias hidrográficas e seus cursos hídricos na região Central do Estado. Em 2024, a Companhia investiu mais de R$ 1 milhão na região da Gerência Regional de Conselheiro Lafaiete, que abrange 33 cidades do entorno, em ações que ajudam na resiliência e preservação em períodos de estiagem dos mananciais que atendem a região.

A Companhia vem trabalhando o Pró-Mananciais na região desde 2018. Atualmente, realiza ações nas cidades de Carandaí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Moeda, Lagoa Dourada e São Brás do Suaçuí. Todas as ações são definidas e direcionadas pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), órgão colegiado composto por representantes da sociedade e de entidades públicas e privadas, como Emater, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato Rural, além da própria Copasa. Assim, o direcionamento dos recursos é definido coletivamente pelos principais atores e interessados na preservação das bacias em questão.

A coordenadora de Núcleo Ambiental Centro da Copasa, Sarah de Oliveira Saraiva, destaca a importância do trabalho ao longo dos anos. “O Pró-Mananciais é um exemplo de como parcerias entre poder público, empresas e sociedade podem gerar resultados duradouros. A conservação da água é um desafio global e iniciativas como essa colocam a Copasa na vanguarda da gestão sustentável dos recursos naturais. Ao reinvestir parte dos recursos arrecadados na conservação das bacias hidrográficas, a Copasa investe em produção de água. E não o faz sozinha. O engajamento das comunidades por meio de sua participação nos Colmeias é o maior diferencial do programa. Afinal, a proteção e o cuidado com a água é um legado que deve ser construído por todos e para todos”, destaca.

Preservação

Ao longo do ano, diversas ações foram realizadas para oferecer soluções integradas que beneficiam não apenas o meio ambiente, mas também as comunidades que dependem dos recursos hídricos. A melhoria da infraestrutura rural reduz o impacto ambiental, enquanto a proteção das áreas de mananciais contribui diretamente para a qualidade e quantidade da água disponível.

            Carandaí recebeu a adequação de 19,28 quilômetros de estradas vicinais, além da instalação de três lombadas, 88 bigodes e 95 bacias de contenção de água, que garantem que as águas das chuvas façam seu caminho natural e abasteçam os lençóis freáticos da região.

Em Congonhas, foram feitas melhorias em 5,3 Km de estradas rurais, instalação de quatro lombadas, 26 bigodes e 37 bacias de contenção. Em Conselheiro Lafaiete foi realizada a instalação de 16 mil metros de cerca, promovendo a delimitação das áreas de preservação e evitando o avanço de ocupações indevidas.

            Entre Rios de Minas recebeu a adequação de 29,649 km de estradas rurais, essenciais para o escoamento da produção local e o transporte e construção de 460 bacias de contenção de água, além de 26,6 km de curvas de nível, que também ajudam no reabastecimento dos lençóis freáticos. Em Moeda foram construídos 3.650 metros de cercas para a proteção de áreas ambientais.

            Já em Lagoa Dourada, foram realizadas as readequações de mais de 5,3 km de estrada, com a construção de 24 bigodes, enquanto que em São Brás do Suaçuí foram instalados 4 mil metros de cerca e construídas 50 barraginhas, contribuindo para a proteção dos mananciais e da biodiversidade local.

Educação

            Dentro do programa Pró-Mananciais também é realizado trabalho educacional pensando nas gerações futuras. O Chuá Socioambiental visa criar nas crianças e adolescentes das redes públicas e privadas a conscientização ambiental.

Em Congonhas, ao longo de 2024, foram realizadas atividades com 460 alunos nas Escolas João Narciso, Michael Pereira e Dom João Muniz. As atividades incluíram palestras sobre água e mudanças climáticas e visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Matriz. 

Já em Conselheiro Lafaiete, as atividades do programa incluíram atividades com 38 alunos da Escola Municipal Jair Noronha. Foi feito o trabalho Arte Chuá Muro das Águas em que os estudantes desenvolveram um desenho em conjunto falando sobre o ciclo da água que vem dos rios até chegar às suas casas e, em seguida, pintaram um muro da escola com o tema.

Em São Brás do Suaçuí, na Escola Municipal Amélia Pýramo, de São Brás do Suaçuí, 489 alunos do 1º ao 9º ano participaram de uma rodada de palestras sobre mudanças climáticas.

Pró-Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.

O programa atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp