×

SERÁ QUE AGORA SAI? Zema garante que hospital regional de Lafaiete (MG) está em funcionamento em 2024; cratera ameaça engolir “elefante branco”

Uma novela que se arrasta há mais de uma década e meia e cada dia novas datas de conclusão são adiadas. E o elefante branco engorda o desperdício de dinheiro público. Após denúncia, nossa reportagem esteve no Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete (MG) para apurar uma cratera aberta pelas chuvas e falta de manutenção. Abandonado a própria sorte, o prédio pertence ao Governo do Estado.

A erosão cresce com as chuvas recorrentes do período, mas chama atenção pelo risco que gera a obra inacabada. “Com relação a erosão, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) esclarece que realizou uma vistoria no local e constatou que a erosão não representa risco para a edificação. No entanto, seguirá monitorando a situação”, disse o Governo a nossa reportagem.

 

Promessa de que hospital fica pronto em 2024

O Governo de Minas emitiu ordem de início da obra para conclusão do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete em março de 2023. A previsão inicial era que ainda no segundo semestre de 2025 estaria em funcionamento. A nossa reportagem, a Secretaria de Saúde informou que, na atual gestão, a partir de 2022, houve a retomada dos projetos de obras de seis hospitais regionais no Estado, paralisados e abandonados pelo governo anterior há anos, prejudicando a assistência médica de milhões de mineiros. No momento, passam por intervenções físicas os Hospitais Regionais de Teófilo Otoni, Divinópolis, Sete Lagoas, Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete. A conclusão dos cinco hospitais será até o segundo semestre de 2026..

Sobre o Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, a fase atual dos trabalhos está concentrada na revisão dos projetos de engenharia, no encaminhamento para emissão do alvará e nas autorizações e aprovações em todos os órgãos competentes. Com investimento de R$ 31 milhões, a unidade contará com 97 leitos, sendo 20 de UTI, além de um bloco cirúrgico equipado com quatro salas cirúrgicas, incluindo equipamentos de imagem, como tomógrafo e raio X. O contrato atual está em análise administrativa. A entrega da estrutura do hospital está prevista para o 2º semestre de 2026. 

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp