Outra novidade que está sendo implementado é o novo Aterro Sanitário para Resíduos de Construção Civil para atender Lafaiete e a região
A cada Legislatura, acontece a dança das cadeiras em consórcios e entidades púbicas. O ex-prefeito de Lafaiete (MG), Mário Marcus, após, presidir em 2024, o Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres), foi nomeado pela portaria Nº 001 de 2 de janeiro de 2025 –para o cargo de Secretário Executivo da entidade quando o funcionário Michael Pereira Souza Neto então era Presidente Interino. A designação ocorreu 6 dias antes mesmo da eleição e posse do novo Presidente do Ecotres, o Prefeito de Ouro Branco (MG), Sávio Fontes.
Ainda no dia 31 dezembro, o ex-prefeito de Lafaiete, Vicente Faria, foi exonerado do cargo de Diretor Administrativo, ainda sob comando por Mário Marcus. As duas lideranças são aliadas e amigas históricas de mais de 20 anos, mas na última eleição estiveram em campos opostos.
No portal de transparência do Ecotres, não consta salários do diretor executivo nem dos demais cargos do Ecotres. Também uma consulta no valor total da folha salarial da entidade não está qualquer informação pública. Além de Congonhas, Lafaiete e Ouro Branco, o Ecotres tem contrato com diversas prefeituras como Piranga, Desterro de Entre Rios, Diogo Vasconcelos e Presidente Bernardes, Carandaí, Entre Rios de Minas, Senhora dos Remédios, Jeceaba e Barbacena para recebimento e tratamento de lixo.
Desafios e resíduos da construção
A frente do Ecotres, o ex-prefeito, que é declarado candidato a deputado em 2026, está em constantes contatos e vai usar a visibilidade do consórcio para aproximar da comunidade regional e de lideranças. Mário Marcus testa sua popularidade nas redes sociais para embalar sua gestão a frente do Ecotres como também por 8 anos a frente da cidade mais importante do Alto Paraopeba.
Um dos desafios no Ecotre é ampliar a vida útil do aterro sanitário o que vai exigir licença ambiental.Outra novidade é que o ECOTRES, em parceria com a prefeitura de Lafaiete, está implementando um novo Aterro Sanitário para Resíduos de Construção Civil. Este projeto inovador tem como objetivo garantir o descarte correto dos resíduos da construção civil contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da nossa cidade.