O prefeito Anderson Cabido e a secretária de Educação, Marcilaine Lana, recepcionaram alunos, pais, professores e demais profissionais da educação no primeiro dia do calendário escolar 2025. Com um mês à frente da gestão municipal, o novo Governo acelerou o passo a fim de oferecer as condições necessárias para o início das aulas nas 31 escolas da Rede Municipal de Ensino e na rede credenciada. Foram contratados 150 novos professores por meio de processo seletivo, houve adequação do espaço das escolas municipais para acolherem mais alunos da Educação Infantil e outras escolas poderem receber o Maternal 3. Este ano, 11 escolas do Município oferecem a Educação Infantil. Os mais de sete mil alunos matriculados nas escolas municipais já frequentam as aulas e recebem uma alimentação balanceada.
O serviço de creche beneficia 1.437 alunos, sendo 919 da rede pública e outros 519, do berçário ao Maternal 2, direcionados para a rede credenciada. Este ano foram criadas novas 362 vagas para crianças de 0 a 3 anos em relação ao ano anterior, o que significa uma economia de R$ 7 milhões para os cofres públicos.
A primeira visita do prefeito e da secretária aconteceu na Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva, no Pires. Logo na entrada, Patrícia, servidora pública da UBS do bairro e mãe de uma aluna do Maternal 3, pergunta à filha se queria vir para a escolinha e ouve: – Sim. A mãe explica que a relação da família com a escola é muita boa. Ela lembra que havia uma apreensão criada por fake news, que não se confirmou. “Saiu muita conversa fiada sobre as vagas de creches até que chegou a informação correta e estamos aqui normalmente”.
Jenifer da Silva Bonifácio levou seu filho do Maternal 2 (tempo integral) e uma filha 2º Período da Educação Infantil. “O menino estudou em uma credenciada e este ano veio para cá, graças a Deus! Tenho a expectativa que ele siga aqui em 2026 também. Sou mãe solo e, como não tenho com quem deixa-lo, pretendo que ele fique aqui na escola do Pires. Esta é uma escola espetacular”, testemunha.
Em seguida, alunos da Escola Municipal Eng. Oscar Weinschenck também receberam as boas-vindas. Iasmara, moradora do Centro, é mãe de aluna de 3 anos. Ela estudava na rede credenciada e agora se transferiu pra a escola municipal da Matriz. “No primeiro momento, nosso coração fica apertado, é período de adaptação que acontece em qualquer momento da vida, mas como a diretora Cíntia [que atuava no Pingo de Gente] tem uma experiência vasta com Educação Infantil, isso tranquiliza nosso coração. Minha filha vai ficar até o 5º ano aqui. Nós, mães, já conversamos com a diretora, pedagoga e professoras, que disseram que darão atenção a algumas observações que fizemos, que são comuns neste período de adaptação de todos nós”.
Alexandre Furtado, do Alvorada, pai de um menino que estudava na rede credenciada e que agora está matriculado no Maternal 3 do na E. M. Eng. Oscar Weinschenck, diz o que encontrou ao acompanhar o filho pela manhã. “Estrutura bem legal, estive conhecendo vários locais da escola com a pedagoga e possuem condições muito boas. Esperava uma coisa totalmente diferente, e está bem melhor do que eu imaginei. Teve muita informação errada nas redes sociais nos últimos dias sobre as creches”, testemunha.
No contato com estes e outros pais de alunos, o chefe do executivo municipal ouviu agradecimentos pelas condições que os prédios públicos se encontram na abertura das aulas, como pelo corpo de profissionais colocados a serviços dos alunos. “Eles disseram que foram alcançados por uma fake news, que dizia que seus filhos iriam perder vaga nas escolas e nas creches, e na verdade o que estamos fazendo é ampliar o número de vagas. Não faz sentido ofertar creches terceirizadas, se temos vagas nas nossas creches municipais. Para que alguns não fiquem sem vaga utilizamos a rede credenciada”.
A secretária de Educação lembra que janeiro foi um mês de trabalho intenso para a Secretaria. “Seguiremos com esta intensidade por um período ainda. O importante é que conseguimos adequar os espaços das escolas municipais para receber nossos alunos e, em especial, as dez unidades que acolhem alunos de 0 a 3 anos de idade que utilizam o serviço de creche. Nesta manhã, percebemos que aquilo que planejamos conseguimos colocar em prática. Alunos ainda estarão indo para as creches credenciadas, porque ainda não conseguimos atender a todos desta faixa etária, mas estamos realizando um trabalho de sensibilização e, aos poucos, vamos mostrando que nossos espaços são adequados, porque foram criados para serem escolas e receber alunos”.
Anderson renovou o compromisso de colocar a Educação como prioridade permanente de seu governo e informou que ele e sua equipe estão se empenhando para acelerar a entrega do kit escolar e dos uniformes.
Meta
A primeira da atual Administração Municipal para a educação é melhorar sua qualidade. “Temos o desafio de elevar o nosso Ideb e posicioná-lo entre os melhores de Minas Gerais. Infelizmente, o último ranking colocou Congonhas em 17º lugar entre 18 municípios na qualidade da educação, ou seja, no penúltimo lugar da região. Temos uma equipe boa de profissionais, estrutura invejável que será aperfeiçoada pelo nosso governo, com a construção de mais creches, ampliação do tempo integral, a melhoria e manutenção da estrutura das escolas, a valorização e capacitação do professor, temos os recursos necessários, nossos alunos são inteligentes e encantadores. São estes os fatores que, somados, nos darão as condições para que tenhamos a melhor educação da região e uma das melhores de Minas”, afirma o prefeito de Congonhas.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas