ITABIRITO (MG) – Neste domingo (9/2), uma jaguatirica foi encontrada morta atropelada na BR-040, mais exatamente na “curva da Celinha” (km 590), em Ribeirão do Eixo. Paloma Santana, moradora de Ribeirão, foi quem encontrou o felino por volta das 12h. “Eu estava passando de carro devagar e a vi numa canaleta. Nem acreditei! Parei o carro mais à frente e voltei a pé. Parece que foi atropelada à noite”, disse ela ao Radar Geral. A moradora acha que era um filhote. “É bem pequena. É quase do tamanho de um gato. Pouca coisa maior”, relatou.
![](https://radargeral.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vitima-2025-02-09T132032.850-1024x576.jpg)
PREFEITURA
Em mensagem ao Radar, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Itabirito, Frederico Leite, disse: “Triste notícia. Vamos reportar ao Ibama e buscar criar novos corredores ecológicos na região. Buscando proteger, flora, fauna e recursos hídricos”.
CONTRIBUIÇÃO PARA O MEIO
De acordo com a World Animal Protection (Proteção Animal Mundial, antiga WSPA), as jaguatiricas estão no topo da cadeia alimentar. “Elas desempenham papel vital no controle de populações de presas, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, ao regular as populações de roedores e pequenos mamíferos, ajudam na manutenção da saúde da vegetação, contribuindo para a preservação de habitats naturais”, informou.