Consumo real, desempenho no 0 a 100 km/h, porta-malas gigante, menos airbags que os rivais e motor 1.3 Firefly CVT perdeu força! Será que ainda vale a pena ou Onix Plus e HB20S são escolhas melhores? Descubra agora!
Se você está pensando em pegar um sedã compacto e na dúvida sobre o Fiat Cronos 2025, segura aí que vamos te dar todas as respostas.
O modelo segue entre os mais vendidos, brigando com Onix Plus, HB20S e Virtus, mas a pergunta que fica é: ele ainda entrega o que promete ou já tá ficando datado?
O que há de novo no Fiat Cronos 2025?

Bom, se você esperava grandes mudanças… pode esquecer. A Fiat manteve quase tudo igual, e as novidades são praticamente só estéticas. O pacote S Design traz rodas de 15 polegadas escurecidas, detalhes em preto brilhante e… só isso.
Agora, um detalhe curioso (e polêmico): mesmo custando mais de R$ 100 mil, ele não tem faróis de LED, algo que os concorrentes já entregam.
E aquele aerofólio traseiro? Só enfeite, não muda nada no desempenho.
Consumo de combustível do Fiat Cronos 2025: Realmente faz 15 km/l?
Sim, o Fiat Cronos 2025 tem um consumo muito bom para um sedã aspirado, especialmente se você rodar bastante. No nosso teste, ele fez:
11,3 km/l na cidade
15,4 km/l na estrada
Nada mal, né? Mas a questão é: os concorrentes turbo entregam números parecidos, só que com muito mais força na arrancada.
Comparação com Onix Plus e HB20S – Qual é o melhor?
Agora vamos ao que interessa: como o Cronos se sai contra os principais rivais? Dá uma olhada nos números:
Modelo | Potência | Torque | Consumo cidade (km/l) | Consumo estrada (km/l) | Preço inicial (R$) |
---|---|---|---|---|---|
Fiat Cronos 2025 | 107 cv (etanol) | 13,6 kgfm | 11,3 | 15,4 | R$ 98.990 |
Onix Plus 1.0 Turbo | 116 cv (etanol) | 16,8 kgfm | 10,5 | 14,7 | R$ 109.990 |
HB20S 1.0 Turbo | 120 cv (etanol) | 17,5 kgfm | 11,0 | 15,2 | R$ 112.990 |
A real? O Cronos perde na força do motor, já que os concorrentes têm motor turbo, o que faz uma baita diferença no dia a dia.
Ponto positivo? É mais barato, mas pelo que ele oferece, será que vale economizar?
Design e acabamento – O que mudou?
Olha… mudou quase nada. O design continua bonito, mas sem grandes novidades. O porta-malas gigante de 525 litros segue como um dos seus principais trunfos.
Já por dentro, o acabamento continua simples, com muito plástico e bancos de tecido. Nada de saída de ar-condicionado para os passageiros traseiros.
A central multimídia? A mesma desde 2017. Isso mesmo, a Fiat segue usando o mesmo sistema de anos atrás, enquanto os concorrentes já atualizaram.
Motor e desempenho – Perdeu força?
Aqui vem uma notícia que pode desagradar: o motor 1.3 Firefly perdeu torque. Agora, ele entrega:
107 cv com etanol / 98 cv com gasolina
13,6 kgfm com etanol / 13,1 kgfm com gasolina
O 0 a 100 km/h foi feito em 12,9 segundos, ou seja, não é nada rápido. Se você curte um carro mais esperto, talvez o Cronos não seja a melhor escolha.
Tecnologia e segurança – Está atrás da concorrência?
Bom, aqui tem um problema sério. Enquanto Onix Plus, HB20S e Virtus já vêm com seis airbags, o Fiat Cronos 2025 tem só dois.
Não tem assistências à condução, como frenagem automática ou alerta de ponto cego. Em um carro acima dos R$ 100 mil, isso pesa bastante.
O que ele tem?
Central multimídia de 7 polegadas (defasada)
Ar-condicionado digital de uma zona
Piloto automático
Controle de tração e estabilidade
Basicamente, só o básico.
Preço e custo-benefício do Fiat Cronos 2025 – Ainda compensa?
O Fiat Cronos 2025 parte de R$ 98.990, podendo chegar a R$ 117.990 na versão mais equipada. Isso significa que, com um pouco mais de grana, você já entra em um Onix Plus, HB20S ou até um Virtus, que são motores mais modernos e completos.
Ou seja, se você só quer um carro econômico e robusto para rodar, o Cronos ainda pode ser uma opção. Mas se quer tecnologia e mais desempenho, talvez valha investir um pouco mais.
FONTE: CLICK PETROLEO E GAS