×
Simulado

Diretores da AMAR promovem ações culturais como contrapartidas de prêmios recém-conquistados

“Rodas Criativas da AMAR” terá atividades gratuitas sobre bordados e economia criativa

Por seus saberes e fazeres, dois dos fundadores e diretores da AMAR receberam importantes prêmios do FEC – Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, no final de 2024. A senhora Maria Augusta Carvalho de Queiroz conquistou, como mestra bordadeira e líder comunitária, na categoria “preservação e valorização do patrimônio imaterial”, o “PrêmioRainha Conga” e o “PrêmioSaberes Gerais”. E Hélcio Queiroz, designer gráfico por formação, também conquistou o “Prêmio Saberes Gerais”, na categoria Artes Visuais, com a proposta “Artes gráficas nos 25 anos de trabalho comunitário do Ponto de Cultura, Ponto de Leitura e Ponto de Memória AMAR”.

O edital de prêmio é um reconhecimento pelo trabalho já realizado, diferentemente do edital de fomento, onde o projeto aprovado ainda deverá ser executado. As premiações do Fundo Estadual de Cultura, no entanto, exigem a apresentação de contrapartidas pelos contemplados. Assim, entre os dias 17 e 28 de fevereiro, Dona Maria Augusta e Hélcio realizarão o evento “Rodas Criativas da AMAR”, uma série de atividades culturais gratuitas, na sede deste Ponto de Cultura.

Hélcio irá ministrar a oficina “Economia Criativa para Coletivos e Entidades Culturais”, enquanto Maria Augusta coordenará as ações relacionadas ao bordado artístico: uma exposição, uma mostra das publicações da AMAR, rodas de conversa, palestras e projeções do documentário “IV Prêmio Brasil Criativo”, do qual foi vencedora na categoria Artesanato, em 2023. Ambos também farão visitas guiadas pela sede da AMAR, que abriga uma biblioteca comunitária, espaços para cursos e atividades, o memorial Circuito Projeto Gentileza e uma lojinha da economia criativa.

Programação das “Rodas Criativas da AMAR”:

Roda do Patrimônio do Bordado:

  • de 15 a 28/02, 2ª a 6ª-feira, das 14h00 às 17h00:
    • exposição de trabalhos da mestra bordadeira Maria Augusta;
    • mostra de livros, calendários, cadernos e blocos publicados pela AMAR com reproduções de bordados;
    • visitas guiadas à sede/biblioteca comunitária do Ponto de Cultura, de Leitura e de Memória AMAR;
  • dias 17 e 24/02, 2ªs-feiras, das 15h00 às 16h30: palestras multimídia “Bordados da mestra e de suas alunas”;
  • dias 19 e 26/02, 4ªs-feiras, das 15h00 às 17h00: rodas de conversa “Bordado artístico: patrimônio imaterial”;
  • dias 21 e 28/02, 6ªs-feiras, das 15h00 às 16h00: projeções do documentário “IV Prêmio Brasil Criativo”.

Roda da Economia Criativa:

  • Dias 18, 20, 25 e 27/02, 3ªs e 5ªs-feiras, das 14h30 às 17h00: “Oficina de economia criativa com representantes de entidades e coletivos culturais”, com Hélcio Queiroz;
  • A oficina será composta de 4 encontros, com carga horária total de 10 horas;
  • A participação na oficina é gratuita, mediante inscrição prévia, com 12 vagas, sendo apenas um representante por entidade ou coletivo (sem fins lucrativos e com atuação predominantemente cultural);
  • As inscrições para a oficina de economia criativa podem ser feitas pelo WhatsApp (31) 9-8672-2066.

Local: Sede/biblioteca comunitária da AMAR (Rua Rodrigues Maia, 265, bairro Angélica, Conselheiro Lafaiete).

Inscrições para os cursos livres da AMAR

Durante as “Rodas Criativas”, a AMAR receberá inscrições para os seus cursos livres que começarão após o carnaval. As inscrições serão presenciais e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. A lista dos cursos e informações como professores, datas e horários estão no Instagram e no Facebook da AMAR, cujo endereço é @pontodeculturaamar.

Mais informações pelo WhatsApp (31) 9-8672-2066, o e-mail [email protected] ou as redes sociais Facebook e Instagram: @pontodeculturaamar.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp