Ao final da tarde de sábado (22), por volta das 16h54, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar a busca e salvamento de uma vítima de afogamento numa lagoa na zona rural de Alfredo Vasconcelos, próxima ao Pátio Itajuru. A testemunha informou que ele e seu amigo, um adolescente de 16 anos, foram brincar na lagoa para se refrescar e o mesmo escorregou nas margens do lago, vindo a entrar em pânico, submergir e não mais retornar à superfície. A vítima foi identificada como Gustavo de Oliveira, natural de Barbacena que será sepultado nesta manhã (24).

A guarnição de salvamento deslocou com agilidade ao local para efetuar a primeira resposta usando técnicas de salvamento aquático à vítima submersa. A equipe realizou vários mergulhos livres no local apontado pela testemunha. A profundidade aproximada era de 5 metros. Logo em seguida, outra equipe chegou, prontamente com materiais de mergulho autônomo para auxiliar na localização do jovem. Após alguns minutos de busca submersa (técnica semicircular), e, utilizando-se de equipamento de mergulho autônomo, a equipe de bombeiros teve sucesso na localização da vítima. Neste momento, a Unidade de Suporte Avançado (USA/SAMU) já se encontrava no local e a médica responsável constatou o óbito. A Perícia da Polícia Civil foi acionada e efetuou seus trabalhos de praxe. O corpo do jovem foi entregue ao agente da Funerária Zelo que se fez presente no local.
Seguem algumas dicas importantes para se evitar afogamentos: não entre em locais desconhecidos; evite deixar crianças sozinhas perto da água; nunca superestime a sua capacidade de nadar ou a de terceiros; evite brincadeiras de mal gosto e evite ingerir bebida alcoólica ou fazer o uso de qualquer entorpecente antes de entrar na água.