Em Congonhas, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Origem criou o Origem Composta, um programa de coleta de resíduos que, por meio da compostagem, está gerando desenvolvimento sustentável ao transformar cascas e restos de comida em adubo, fortalecendo a cultura agroecológica em nossa cidade.
A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica que resulta em um adubo rico em nutrientes, chamado composto. Esse método sustentável reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e diminui a emissão de gases de efeito estufa, como o metano, contribuindo significativamente para a preservação ambiental.
Ao transformar restos de alimentos e resíduos orgânicos em adubo, a compostagem reduz a poluição do solo e da água, minimiza a necessidade de fertilizantes químicos e incentiva um ciclo mais ecológico de reaproveitamento de recursos. Além disso, ao diminuir a quantidade de lixo descartado de forma inadequada, contribui para a redução do impacto ambiental causado pelo acúmulo de resíduos.

O que pode ser compostado?
– Restos de verduras e hortaliças;
– Restos e cascas de frutas;
– Restos de comida;
– Restos de carne;
– Cascas de ovos
– Borras de café, filtros de papel e restos de chá (sem saquinho);
– Restos de podas de plantas e folhas secas;
– Papel toalha e guardanapo usados.
O que não deve ser compostado?
– Laticínios e óleos (dificultam a decomposição e podem gerar mau cheiro);
– Fraldas descartáveis e absorventes;
– Fezes de animais domésticos (cães e gatos);
– Papel higiênico;
– Filtros de cigarros;
– Poeira de varrição;
– Outros resíduos inorgânicos.

* Vidros, metais, plásticos, papeis, tetrapack, embalagens devem ser separados para a coleta seletiva.
Atualmente o programa Origem Composta atende 8 grandes geradores, o que possibilita a compostagem de 18 toneladas de resíduos por mês. Em breve, será iniciada também a coleta nas escolas municipais. O adubo produzido é direcionado para reflorestamento de áreas degradadas e doação para agricultores familiares.
O projeto promove ainda uma ampla educação ambiental, envolvendo escolas, agricultores familiares e a população em geral. No segundo semestre de 2024, em parceria com a Secretaria de Educação, foi realizada a formação dos educadores de referência em Educação Ambiental da rede municipal de ensino, resultando na implementação de duas hortas educativas juntamente com os alunos das escolas Augusto Silva e Fortunata de Freitas Junqueira.
Além disso, foram oferecidos cursos e treinamentos para agricultores familiares e a comunidade, abordando práticas sustentáveis, agroecologia e conservação ambiental. Ações de mobilização foram desenvolvidas em toda a cidade, ampliando o alcance da conscientização sobre a compostagem e incentivando a adoção de hábitos mais sustentáveis.
Toda a população de Congonhas pode participar do Origem Composta, basta separar corretamente os resíduos orgânicos e levar até o pátio de compostagem que fica na Rua Jair Pereira Toledo, 999, bairro Jardim Profeta, no horário de 9h às 16h. O composto orgânico já está sendo distribuído para os agricultores de Congonhas. Para receber o composto é necessário fazer o cadastramento através do telefone 31-98748-8880.
