No próximo sábado, dia 29 de março, a ACLCL receberá o presidente da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique (ANPAQ), Sérgio Maciel, para ministrar a palestra “Considerações sobre a Cachaça de Alambique na Região do Vale do Piranga x Panorama da Cachaça de Alambique no Brasil”. O evento ocorrerá no Solar do Barão de Suassuhy, sede da ACLCL.
Sérgio Maciel tem uma trajetória consolidada na produção artesanal de cachaça e no desenvolvimento regional. Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), iniciou sua atuação no setor ainda na juventude, dando continuidade ao legado de seu pai na Fazenda Boa Vista, em Piranga-MG. Com ampla experiência em gestão, ocupa a presidência da ANPAQ com a missão de modernizar a entidade e fortalecer a representatividade da cachaça de alambique no Brasil.
O evento promovido pela ACLCL será uma oportunidade única para acadêmicos, estudiosos e produtores debaterem sobre a valorização da cachaça, a regularização dos produtores e o impacto econômico do setor. Com a participação de especialistas e convidados, a palestra promete enriquecer o debate sobre a identidade geográfica da cachaça do Vale do Piranga e as perspectivas para o mercado brasileiro.
A ACLCL reforça o convite a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre este importante patrimônio cultural e econômico de Minas Gerais.
Serviço:
📅 Data: 29 de março de 2025
📍 Local: Solar do Barão de Suassuhy, sede da ACLCL
🎤 Palestra: “Considerações sobre a Cachaça de Alambique na Região do Vale do Piranga x Panorama da Cachaça de Alambique no Brasil”
👤 Palestrante: Sérgio Maciel, presidente da ANPAQ