×


simulado de emergência

Um delírio da natureza: uma paisagem deslumbrante e fascinante nos céus

As águas de março, que anunciam a chegada do outono, também desperta momentos mágicos da natureza. No final da tarde de ontem (25), quando uma chuva fina se misturava ao sol, o céu descortinou um momento de rara beleza. Uma poesia escrita pelas mãos de Deus. Dois arcos íris sobrepostos chamaram a atenção dos lafaietenses que curtiram o encanto da paisagem. È de encher os olhos! Nossa reportagem registrou o flagrante.

O fenômeno natural é uma combinação entre luz do Sol e gotículas de água suspensas na atmosfera que propiciam a observação de um arco-íris. Ele se forma por uma combinação de fenômenos ópticos como a refração, a reflexão e a dispersão.

A luz branca do Sol é radiação eletromagnética em uma faixa de comprimentos de onda visíveis ao olho humano. Esta luz é refratada ao passar pelas gotas de água e, assim, dividida e dispersa nas sete cores que compõem o arco-íris.

A maioria das pessoas consegue discernir apenas seis cores do arco-íris. Isso acontece porque algumas cores, por serem consideradas mais intensas, são mais fáceis de enxergar: azul, violeta, vermelho, amarelo e verde. Por outro lado, o laranja e o anil nem sempre são visíveis, pois apresentam uma intensidade muito clara.

A palavra Íris provém da mitologia grega, cuja deusa era considerada a mensageira divina que deixava um rastro multicolorido no céu.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp