Como parte da contrapartida pela renovação do contrato de concessão, a MRS segue promovendo investimentos maciços na região. A empresa já iniciou as obras de construção de um viaduto em Carandaí com previsão de conclusão ainda em 2025. O equipamento será de mão dupla, com aproximadamente 100 metros de comprimento, 11,5 metros de largura e incluirá uma passagem para pedestres. O custo estimado é de R$44,5 milhões melhorando a mobilidade urbana e pondo fim aos acidentes na linha férrea.





Congonhas
Em Congonhas, as obras dos viadutos estão previstas para serem concluídas em 2026. Serão construídos dois viadutos, um no bairro Profeta, com investimentos de R$ 44 milhões, que ligará a Rua Pio André à Rua Pedro Cordeiro, e outro no Belvedere, conectando a Rua Palma à Avenida Júlia Kubitschek, com investimento de R$ 94 milhões. Ambas as obras viárias têm o objetivo melhorar a mobilidade urbana e reforçar a segurança ferroviária na região.
Está prevista também a construção de uma passarela entre as avenidas Maria Melo e Daniel Alvim com previsão de entrega em 2026, além de melhorias nas passagens para pedestres e veículos. O objetivo dessas obras é garantir mais segurança e harmonização entre a comunidade e a ferrovia.
Lafaiete
Em Lafaiete, a MRS inaugurou em meados de julho do ano passado o viaduto da Cachoeira, que leva o nome do saudoso Padre Hermano José Ferreira, ao custo de R$ 46 milhões. Somando os 4 viadutos, a MRS está investindo mais de R$ 228 milhões.
Empresa veda trechos
A MRS iniciou em fevereiro, o programa de vedação que abrange trechos de 4,6 km na extensão da linha férrea na área urbana de Congonhas, sempre definidos com base no histórico de acidentes e ocorrências da região, visando proporcionar maior segurança para a comunidade local.
O serviço de vedação será realizado ao longo de toda a cidade, em trechos ainda não vedados. Para garantir a continuidade a mobilidade da população serão instalados novos acessos e mantidas as existentes além de garantir o cesso temporária até a entrega dos equipamentos



