Transformar um hobby em negócio exige mais do que paixão.
Muitas pessoas sonham em transformar atividades prazerosas em empreendimentos lucrativos. No entanto, apenas gostar de algo não garante o sucesso financeiro. Ao decidir transformar um hobby em negócio, a visão deve se expandir além da paixão pessoal.
Em entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Luiz Fernando Gomes Pinto, coordenador dos cursos de Marketing do Senac, destaca a importância de focar no consumidor, e não apenas na satisfação pessoal.
Antes de iniciar, é necessário fazer uma autoanálise para determinar a viabilidade de levar a atividade de lazer para um contexto profissional, pois isso vai ajudar a entender se o hobby pode se tornar uma fonte sustentável de renda.

Como tornar seu hobby um negócio de sucesso?
Também em entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, José Carlos de Souza Filho, professor de empreendedorismo e negócios da faculdade FIA, sugere que o futuro empreendedor compreenda todas as áreas do negócio ou considere a contratação de especialistas, pois isso é algo importante, especialmente em empresas de pequeno porte.
Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM Brasil 2023, setores como alimentação e beleza são mais promissores para os novos empreendedores. Tais áreas apresentam baixas barreiras de entrada e demandam menos capital inicial.
Algumas atividades, como culinária e artesanato, possuem potencial natural para se tornarem negócios. No entanto, é necessário avaliar a demanda do mercado e a concorrência antes de tomar qualquer decisão; por isso:
- Avalie o interesse do consumidor;
- Realize pesquisas de mercado;
- Faça testes com protótipos ou MVPs.
Estratégias para empreender
O uso de ferramentas como o Modelo de Negócios Canvas pode ser um diferencial, já que tal metodologia ajuda a estruturar ideias iniciais e a validar a viabilidade do negócio, ao oferecer um direcionamento estratégico eficaz.
Além disso, determinar a proposta de valor e definir segmentos de clientes são passos fundamentais. Essa clareza possibilita estabelecer canais de comunicação e desenvolver relacionamentos sólidos com o público-alvo.
Transformar um hobby em negócio requer mais do que paixão, pois exige análise detalhada, planejamento cuidadoso e uma abordagem centrada no cliente. Somente assim é possível criar um empreendimento sustentável e bem-sucedido a longo prazo.
* Com informações do portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
FONTE: CAPITALIST