O feriado prolongado de Semana Santa começou com um retrato preocupante da BR-040, na Região Central de Minas Gerais nesta manhã de quinta-feira (17). A combinação de excesso de veículos, estreitamento de pontes e viadutos resultam em um congestionamento que já alcança mais 7 km, com a fila chegando próximo ao Posto Tubarão, no km 608.
Segundo o policial rodoviário federal Machado, os recentes acidentes e o agravamento diário do tráfego expõem a urgência de rever o cronograma oficial da concessão da rodovia, atualmente sob responsabilidade da EPR. “Nossa sugestão é inverter o cronograma previsto: iniciar imediatamente a duplicação das quatro pontes e viadutos entre os kms 602 e 611, ainda no segundo ano da concessão, e deixar para o quinto ano a duplicação do trecho que já conta com quatro faixas e não possui estreitamentos”, afirmou o PRF.
A proposta, segundo Machado, é respaldada por grupos da sociedade civil organizada, como o movimento SOS040, além de ser amplamente defendida por motoristas e moradores da região que enfrentam diariamente os gargalos da BR.


Acidentes em sequência agravaram lentidão
O primeiro dos acidentes desta quarta-feira (16) ocorreu às 15h35, no km 606,7. Uma carreta que retornava no trevo do bairro Campo das Flores, em Congonhas, cruzou da pista sentido RJ–BH para acessar o sentido contrário. Um Ford Ka, que vinha no sentido BH–RJ, colidiu transversalmente contra a roda traseira do caminhão. O condutor do carro usava o cinto de segurança e saiu ileso. Já o passageiro, que não utilizava o equipamento, bateu a cabeça no para-brisa, sofrendo traumatismo cranioencefálico (TCE) e suspeita de fratura na coluna vertebral. Ele foi socorrido em estado grave ao Hospital Bom Jesus, em Congonhas.
Menos de uma hora depois, às 16h20, no km 606,6, um VW Polo que saía do bairro Santa Rosa tentou cruzar a BR para acessar o sentido RJ–BH, mas foi atingido transversalmente por um Volvo XC60 que seguia pela rodovia, em meio ao trânsito lento causado pelo primeiro acidente. O condutor do Polo foi levado ao hospital com dores pelo corpo.
Além dos dois acidentes desta quarta-feira, a colisão envolvendo o vereador Roger Silva, ocorrida na noite anterior, também gerou comoção na região. Embora os detalhes do acidente estejam sob apuração, o caso reforça a preocupação com a segurança no trecho e alimenta a pressão por intervenções mais rápidas.
Obras só no quinto ano: sociedade reage
O contrato atual da EPR prevê a duplicação das pontes e viadutos apenas no quinto ano da concessão. Para o segundo ano, está prevista a duplicação do trecho entre o km 602 (Pires) e km 611 (Congonhas), que já possui quatro faixas e não enfrenta gargalos estruturais críticos.
“A população não pode esperar mais cinco anos para ver esses pontos de estrangulamento resolvidos. É inaceitável que o trecho mais crítico da BR-040 continue funcionando em mão dupla, com esse nível de risco e congestionamento diário”, pontuou o PRF Machado. A proposta oficial de antecipação das obras já foi protocolada junto à concessionária, mas, segundo o policial, ainda não houve qualquer resposta por parte da empresa. Enquanto a espera continua, motoristas enfrentam horas de lentidão em meio a feriados, dias úteis e finais de semana, num cenário que já passou do limite do aceitável.