Chevrolet Tracker e Nissan Kicks recebem atualizações importantes em 2025, com novos motores 1.0 turbo, mais tecnologia e mudanças visuais
O segmento de SUVs compactos no Brasil vai ganhar duas atualizações importantes em 2025. Chevrolet Tracker e Nissan Kicks chegam com novidades visuais, motores turbinados e mais tecnologia.
Chevrolet Tracker
Veículo utilitário esportivo
Ambos estão entre os mais vendidos da categoria e agora se preparam para manter a relevância em um mercado cada vez mais concorrido.
Novo Tracker: mais potência e versão híbrida a caminho
O Chevrolet Tracker será o primeiro a estrear. Com chegada prevista para o primeiro semestre, o SUV da GM vai passar por um facelift e também receberá a inédita versão híbrida flex.
Motor 1.0 turbo
Motores automotivos
A frente do carro será o ponto com mais mudanças: os faróis ganham novo formato com LEDs divididos e a grade dianteira seguirá o estilo da Montana. Já a traseira permanece com desenho atual, mas com um novo arranjo das lanternas.
Por dentro, o Tracker terá o mesmo conjunto de telas já presente em outros modelos da marca. O painel contará com multimídia de 11 polegadas integrada ao cluster digital de 8 polegadas.
A lista de equipamentos também será ampliada, com destaque para sistemas de segurança ativa, já que o modelo atual ainda não oferece pacote Adas.
Chevrolet Tracker
Veículos General Motors
O Tracker manterá os motores 1.0 e 1.2 turbo da linha CSS. Ambos foram atualizados com o Proconve L8 e agora têm mais potência.
O 1.0 turbo passou de 116 cv para 121 cv, com torque subindo de 16,8 para 18,3 kgfm. Já o motor 1.2 entrega 141 cv e 22,9 kgfm.
A grande novidade será o lançamento do Tracker híbrido leve.
De acordo com apuração da Autoesporte, as concessionárias da Chevrolet já foram informadas de que a distribuição da nova versão começa ainda no primeiro semestre.
O sistema híbrido deve usar o motor 1.0 turbo flex em conjunto com um gerador de 48V. Esse sistema oferece um empurrão elétrico em momentos como ultrapassagens, o que reduz o esforço do motor a combustão e melhora o consumo.
Novo Kicks
A segunda geração do Nissan Kicks também estreia neste ano e já está sendo produzida na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.
O novo modelo apresenta mudanças profundas no design, ao ponto de causar surpresa em quem vê o SUV pela primeira vez.
A frente traz uma grade filetada que corta o farol e divide o conjunto de luzes diurnas de LED. Na traseira, as lanternas em formato de “L” invertido ficam logo abaixo do vidro da tampa do porta-malas.
Internamente, o novo Kicks terá um painel com duas telas integradas, ambas com 12 polegadas. O modelo vai usar o motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta da Horse, o mesmo que já equipa o Renault Kardian.
Na versão original, o motor HR10DDT rende 110 cv e 20,4 kgfm com gasolina.
Com tecnologia flex no Kardian, o número sobe para 120 cv e 125 cv com etanol. A Nissan ainda não revelou os números oficiais para o Kicks, mas o motor deve passar por ajustes.
O novo propulsor será produzido em Resende com os mesmos componentes da Horse, e é esperado que tenha identidade própria dentro da linha da Nissan.
A montadora também deve usar um câmbio diferente da transmissão automatizada do Kardian. A Nissan é conhecida pelo bom desempenho do câmbio CVT, o que pode indicar sua aplicação no novo SUV.
Disputa entre dois gigantes do segmento
Além do novo motor, o Kicks também cresceu em tamanho. Agora, o SUV tem 4,37 metros de comprimento, 2,66 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura.
As medidas deixam o modelo próximo de SUVs médios, como o Jeep Compass. O preço do novo Kicks deve variar entre R$ 150 mil e R$ 180 mil.
Com essas mudanças, tanto Tracker quanto Kicks prometem agitar o mercado brasileiro de SUVs compactos. As estreias devem acontecer ainda no primeiro semestre de 2024, marcando uma nova fase para dois dos modelos mais vendidos do país.
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS