×

Laudo de vistoria aponta que capela de Santo Antônio, de mais de 2 séculos, não corre risco de queda

Foi eleita neste sábado (11/05), a mesa diretora da Irmandade de Santo Antônio de Queluz para o biênio 2025 a 2027. O evento aconteceu no salão social da Irmandade e contou com a presença de dezenas de membros da Irmandade (que são as pessoas habilitadas para votar) além de convidados, órgãos de imprensa e autoridades do legislativo municipal como os vereadores Simone do Carmo, Fernando Bandeira e Pedro Américo. O início do processo se deu em primeira convocação às 8h30min e às 9h em segunda convocação. Apenas um chapa se inscreveu para concorrência, ficando então a eleição por aclamação e logo na sequencia a posse dos eleitos. Os trabalhos foram abertos pelo padre Geraldo Gabriel, pároco de Nossa Senhora da Conceição e também diretor espiritual da Irmandade. Padre Geraldo falou do significado e da importância da Irmandade e conclamou a todos para que tenham uma participação mais efetiva nas ações da entidade.

Logo depois da  posse, a presidente eleita, Helena Braga de Souza Faria (Leninha Salgado), em seu discurso lembrou do trabalho de seu pai, o saudoso o João Salgado, a frente da Irmandade e agradeceu o apoio dos Irmãos e Irmãs de Santo Antônio presentes. Na sequencia, Luiz Otávio, vice-presidente eleito tomou a palavra e reafirmou o compromisso da Irmandade principalmente na proteção do maior patrimônio da Irmandade que é a igreja de Santo Antônio. Luiz Otávio destacou que após a queda do teto da igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, ouve uma preocupação nacional com os patrimônios históricos  antigos do país, em especial os templos religiosos espalhados pelo Brasil inteiro, e que essa preocupação  não passou despercebida em Lafaiete. Mesmo sem qualquer indício técnico, algumas pessoas  alarmaram a população quanto ao risco de desabamento da igreja de Santo Antônio.

Luiz Otávio, que além de vice-presidente, acumula a diretoria de patrimônio da Irmandade, apresentou aos presentes um laudo técnico acerca das condições estruturais do templo. Segundo ele, como a Irmandade não possui profissional técnico qualificado e habilitado, então a entidade contratou os serviços profissionais de uma empresa especializada nesse tipo de construção. O laudo técnico foi elaborado pelo engenheiro civil Arthur Magalhães da Silva Couro – Registro 375130MG, da cidade de Ouro Preto e apontou que “(…)     durante a vistoria realizada na Capela de Santo Antônio, que a edificação encontra-se, de forma geral, em bom estado de conservação, especialmente considerando sua antiguidade superior a dois séculos. A estrutura apresenta estabilidade aparente, sem indícios de comprometimento significativo, e os sistemas elétrico e hidráulico operam de maneira satisfatória”. E conclui: No entanto, foram identificadas algumas patologias que requerem atenção, como o mau posicionamento de telhas, que tem favorecido infiltrações na cobertura, a ausência ou inadequação das pingadeiras e de calhas pluviais, além de falhas na execução dos rufos, fatores que indicam possíveis deficiências no sistema de escoamento das águas pluviais. (…).

Finalizando sua fala, Luiz Otávio disse que sempre atuou na defesa do patrimônio histórico e cultural de Lafaiete e que, proteger e restaurar a igreja de Santo Antônio será  um grande desafio e não medirá esforços para isso, e que  a mesma empresa que elaborou o laudo de conservação da igreja deverá entregar um projeto pluvial para solucionar os problemas das goteira e infiltrações no interior do templo. Para tanto, ele que é também membro do Conselho de Patrimônio da cidade, apresentará ao Conselho esse projeto para que,  sendo possível, os custos para a realização  dos serviços sejam pagos com os recursos do fundo municipal do patrimônio. 

Mas para o final da assembleia, a nova mesa diretora ainda guardava outra surpresa. Leninha Salgado anunciou que a rede de Supermercados BH dou, para a Irmandade, um carro zero km para seja rifado e o dinheiro arrecadado empregado na restauração da igreja. A presidente afirmou que as tratativas com empresa doadora do veículo já estão bem adiantadas e que o processo para a entrega do carro deverá ser concluído em breve.  

Para comemorar a eleição e posse, mais as boas notícias, foi servido a todos uma saborosa canjica. A Irmandade anunciou ainda a data da centenária Trezena de Santo Antônio que será realizada entre os dias 03 a 15 de junho próximo. 

Chapa eleita para o biênio 2025 a 2027:

. Presidente – Helena Braga

. Vice-presidente – Luiz Otávio

. Primeiro Secretário – Walter Braga

. Segundo Secretário –  Paulo César Noronha

. Primeiro Tesoureiro – José Freire

. Segundo Tesoureiro – Cláudia Noronha

. Diretor de Patrimônio – Luiz Otávio

 .Conselho Fiscal – Marcelo Fabiano Alves

                             – Luiz Fernando

                             – Marcos dos Santos

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp