Museu do Automóvel da Estrada Real fica distrito mineiro do Campos das Vertentes
Emoldurado pela Serra São José, Vitoriano Veloso, conhecido como Bichinho, guarda preciosidades que vão muito além da comida mineira e da boa cachaça. Distrito da cidade de Prados, no Campos das Vertentes, Bichinho abriga o Museu do Automóvel da Estrada Real, que tem relíquias que contam parte da história automobilística mundial.
São 90 carros antigos em exposição, fabricados de 1920 e 1980, como Buick Phaenton de1928, Austin Mini de 1968, Mercedes-Benz 170-D de 1951, Fiat 508 de 1932, De-Soto Diplomat de 1953 e Willys Itamaraty de 1966. Algumas das raridades do Museu do Automóvel da Estrada Real já fizeram parte de gravações de filmes e novelas de época. Minisséries Hilda Furacão e JK, filme Chico Xavier e novelas Alma Gêmea e Joia Rara são alguns exemplos.
O museu abre todos os dias, das 9h às 18h. O ingresso tem custo de R$40. Professores, estudantes e maiores de 60 anos, pagam meia entrada. Menores de 5 anos entram de graça.
Bichinho fica a 5 km distante da histórica Tiradentes – Rômulo Ávila/ Itatiaia
Outras atrações
Cachaçaria Mazuma Mineira. Além de degustação, há passeios guiados para mostrar todo processo artesanal da produção de cachaça. A cachaçaria Velho Ferreiro também tem degustação.
Casa Torta
Um dos locais mais famosos de Bichinho, a Casa Torta se diferencia por sua arquitetura bucólica. Frequentemente, é possível ver turistas em frente fazendo fotos ou simplesmente admirando o formato fora do habitual. Oferece lazer para crianças e adultos, com brinquedos originais de antigos (bambolê, corda, totó, entre outros).
Igreja da Penha
A igreja teve sua construção concluída em 1771 e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Apesar da fachada simples, reúne belíssimas pinturas no estilo rococó em seu interior. A criação é atribuída ao artista mulato Manoel Victor de Jesus, famoso por diversas obras nas demais igrejas da região. As torres foram acrescentadas no início do século 20.
FONTE: ITATIAIA