Desde julho de 2023, o município de Congonhas passou a reconhecer oficialmente o Wheeling — prática de manobras acrobáticas com motocicletas — como uma modalidade esportiva. Essa prática esportiva surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1970, e exige dos praticantes muito equilíbrio. A medida foi sancionada por meio da Lei nº 4.182 de autoria do vereador Igor Souza Costa (PL) que regula a realização dessa atividade em espaços adequados buscando, segundo a mesma lei, valorizar a cultura do esporte sobre duas rodas e, ao mesmo tempo, preservar a segurança pública.
De acordo com a lei, o Wheeling e outras manobras similares, como o “grau”, “RL” (Real Lift) e “Bob’s”, só podem ser realizadas em locais previamente autorizados e estruturados para essa finalidade e a Prefeitura é a responsável pela indicação e criação de um local adequado para essa prática que deverá contar com pista asfaltada de no mínimo 80 metros de comprimento por 25 metros de largura, além de área segura para o público e cumprimento rigoroso das normas da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
A regulamentação tem como objetivo principal reduzir a prática clandestina e perigosa dessas acrobacias nas ruas da cidade e permitir a realização de eventos e competições com segurança tanto para os praticantes quanto para os espectadores, permitindo a prática responsável e profissional do esporte.
A legislação exige ainda o uso obrigatório de equipamentos de segurança, como capacetes e roupas apropriadas, seguindo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro. A fiscalização e o gerenciamento das atividades esportivas serão conduzidos pelas Secretarias Municipais competentes, garantindo que os eventos ocorram dentro dos padrões técnicos e legais.
“Com essa lei, buscamos reconhecer o Wheeling como prática esportiva e criar um espaço adequado para sua realização aqui em Congonhas”, afirmou o autor do projeto. “É uma atividade que cresce a cada dia, conquistando muitos jovens e admiradores e que deve praticada com segurança e dentro da legalidade. Mas é importante reforçar: a lei não autoriza o Wheeling nas vias públicas, onde essa prática continua sendo crime, conforme o Código Brasileiro de Trânsito”, reforça o vereador Igor.