Até mesmo marcas consagradas enfrentam dificuldades para emplacar certos modelos. Descubra cinco SUVs que não vendem como o esperado, apesar de suas qualidades, e entenda os motivos por trás dos números baixos.
O mercado automotivo é competitivo, e nem sempre um bom carro é sinônimo de sucesso. Existem diversos SUVs que não vendem bem, mesmo sendo repletos de tecnologia, conforto e desempenho. Esses modelos acabam se tornando uma dor de cabeça para as montadoras, acumulando nos pátios e gerando prejuízo, mesmo pertencendo a marcas muito desejadas pelos brasileiros.
Analisamos os dados de emplacamentos mais recentes da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e selecionamos cinco exemplos claros dessa situação. São veículos que, por diferentes razões — preço elevado, concorrência interna forte ou posicionamento de nicho —, simplesmente não caíram no gosto do consumidor. Confira a seguir quais são eles.
1. Ford Bronco Sport
O Ford Bronco Sport é um SUV médio com uma proposta única: design robusto com inspiração retrô e uma forte vocação off-road. Ele se destaca na multidão com seus faróis redondos e o nome “BRONCO” em destaque na grade. Por dentro, o acabamento é de qualidade e a lista de equipamentos é generosa, incluindo sistema de som premium da Bang & Olufsen e os “G.O.A.T. Modes” (modos de gerenciamento de terreno).
O problema? Seu preço elevado e seu posicionamento de nicho o afastam do grande público. O motor é o potente 2.0 Turbo EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm de torque, com tração 4×4, mas seu apelo aventureiro compete com SUVs mais urbanos e baratos. Mesmo sendo superior em capacidade fora de estrada, a maioria dos consumidores não busca essa característica.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 75 unidades.
2. Volkswagen Tiguan Allspace R-Line

O VW Tiguan sempre foi um dos SUVs mais desejados e sofisticados do Brasil. Em sua nova versão R-Line, ele impressiona pelo visual com faróis Full LED IQ.Light, interior tecnológico com painel digital e a aclamada multimídia VW Play. Além disso, oferece espaço para sete ocupantes, um grande diferencial.
Contudo, a atualização de 2024 trouxe uma grande polêmica: o motor 2.0 turbo foi amansado para 186 cv (antes eram 230 cv na versão R-Line) e ele perdeu a tração integral 4Motion. Essa “simplificação” do projeto, somada ao preço na casa dos R$ 280 mil, fez muitos fãs torcerem o nariz. O resultado é um dos SUVs que não vendem como antes, apesar de suas qualidades.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 158 unidades.
3. Kia Sportage MHEV
O Kia Sportage possui um dos designs mais arrojados e futuristas da categoria. O interior acompanha a modernidade, com duas telas curvas de 12,3 polegadas integradas, acabamento impecável e uma lista de equipamentos de ponta. É, sem dúvida, um dos SUVs médios mais completos do mercado.
Seu principal obstáculo é o conjunto mecânico e a concorrência. Ele usa um sistema híbrido-leve (MHEV) de 48V no motor 1.6 Turbo de 180 cv, que não oferece a mesma economia ou a possibilidade de rodar em modo elétrico como os híbridos puros ou plug-in. Pelo seu preço, ele compete diretamente com modelos como o GWM Haval H6 e o BYD Song Plus, que oferecem mais tecnologia híbrida por um valor similar ou até menor.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 68 unidades.
4. Honda CR-V Advanced Hybrid

Referência em conforto e confiabilidade, o Honda CR-V chegou à nova geração com uma proposta exclusivamente híbrida e um preço muito elevado. O SUV é espaçoso, bem acabado e vem com um pacote de segurança e tecnologia de ponta, incluindo o Honda SENSING. O conjunto híbrido, com potência combinada de 207 cv, garante ótimo desempenho e consumo de combustível exemplar.
O que impede seu sucesso é o preço. Custando mais de R$ 350 mil, ele se posiciona em um território de marcas premium, onde o consumidor tem muitas outras opções. A própria Honda parece não fazer grandes esforços de marketing para o modelo, que desapareceu das campanhas publicitárias e se tornou uma figura rara nas ruas.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 79 unidades.
5. BYD Yuan Plus
O BYD Yuan Plus é um SUV elétrico moderno, com design arrojado e um interior futurista e bem construído. Seu motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm de torque proporciona acelerações ágeis, e a lista de equipamentos é bem completa, com destaque para a famosa central multimídia giratória da marca.
Apesar de suas qualidades, ele sofre com a concorrência interna. O irmão BYD Song Plus, um híbrido plug-in, oferece mais autonomia total (combinando eletricidade e gasolina), é mais barato e se encaixa melhor na realidade da infraestrutura de recarga do Brasil. Com isso, o Yuan Plus acaba sendo ofuscado e se torna um dos SUVs que não vendem no mesmo ritmo de outros modelos da marca.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 83 unidades.
E na sua opinião, por que esses SUVs não conseguem decolar nas vendas? Você compraria algum deles? Deixe seu comentário!
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS