O Governo de Minas acaba de lançar um novo concurso público que promete transformar a rede estadual de ensino. São quase 14 mil vagas distribuídas por todo o estado, com foco em professores, analistas e técnicos. A iniciativa visa fortalecer o quadro efetivo e garantir mais qualidade na educação mineira.
O Governo de Minas abriu nesta segunda-feira (21/7) as inscrições para um novo concurso público na área da Educação.
São 13.795 vagas disponíveis em todo o estado, voltadas para professores, especialistas, técnicos e analistas.
As inscrições seguem até as 16h do dia 21 de agosto, pelo site da banca organizadora Consulplan.
Segundo o governador Romeu Zema, a medida é estratégica para reforçar o ensino em Minas. “São quase 14 mil novos profissionais que vão contribuir e muito para continuarmos a melhorar a qualidade do ensino em Minas, dando melhores condições para os nossos estudantes mostrarem, cada vez mais, a capacidade deles”, afirmou.
Diversas funções e distribuição regional
As oportunidades estão distribuídas entre todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e também na Unidade Central da SEE/MG, em Belo Horizonte.
Os cargos oferecidos são: Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Técnico da Educação (TDE), Analista da Educação Básica (AEB), Analista Educacional (ANE) e Analista Educacional na função de Inspeção Escolar (ANE/IE).
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância do certame: “É uma grande oportunidade para quem quer fazer parte dessa transformação na educação mineira”.
Valorização do funcionalismo
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, também reforçou o papel estratégico da iniciativa. “O concurso busca valorizar o quadro de funcionalismo da Educação e garantir a qualidade do ensino em Minas Gerais. Esses profissionais irão contribuir com o Estado e com a formação dos estudantes mineiros”, declarou.
O edital também prevê a formação de cadastro reserva para várias funções e regiões, além da reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme a Lei Estadual nº 11.867/1995.
Isenção da taxa de inscrição
Candidatos que desejam solicitar isenção da taxa têm até a próxima quinta-feira (24/7) para fazer o pedido.
Todas as informações estão disponíveis nos sites da Consulplan e da Secretaria de Educação.
Nomeações continuam
No último sábado (19/7), o governo publicou um novo lote de nomeações do concurso anterior (Edital Seplag/SEE nº 3/2023).
Foram nomeados 33 aprovados excedentes: 15 Analistas Educacionais, 14 Analistas Educacionais na função de Inspeção Escolar e 4 Professores da Educação Básica.
Segundo Gláucia Santos, subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, o objetivo é consolidar uma rede composta majoritariamente por servidores efetivos.
Ao todo, já foram realizadas 27.818 nomeações desde o início da atual gestão.
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS