Cinema Paraopeba
Café com prosa, poesia, música em cena e juntos na partilha e celebração cultural que é Circuito Paraopeba de Cultura. Fase de lançamento dos filmes de arte regional
Os filmes
O CURTA LAFAYETTE RODRIGUES PEREIRA – CARTAS AO IRMÃO, realizada pela Liga Ecológica Santa Matilde em parceria com a Posignos Arte & Mídia, Escola Livre de Cinema (Belo horizonte), Comunidade Quilombola de Mato Dentro, Grupo Arerê, Grupo União do Morro, Casa do Teatro, Escola estadual Dr. Antônio Nogueira de Resende, Escola Espiridião Ferreira, Escola Municipal Napoleão Reis, e parceiros habituais. As locações foram feitas na Fazenda dos Macacos, Fazenda Paraopeba e Fazenda do Moisés. Foi uma produção intensa e realizado em muitos dias de trabalho coletivo. Cláudio Costa Val escreveu o roteiro e através dele foram desenvolvidas as ideias centrais. A produção foi de Osmir Camilo Gomes e no elenco principal Paulo Antunes, Marcoantônio e Glauce Guima, experientes e talentosos atores lafaietenses e contando com grande equipe de apoio.

O FILME NONÔ DO MATO DENTRO – Entre o sonho e o som, foi aprovado pela lei Paulo Gustavo, Edital 006/2023 – chamamento público para seleção de projetos audiovisuais, lei complementar nº 195, município de Conselheiro Lafaiete. O curta metragem foi realizado durante os meses finais de 2024 e o primeiro semestre de 2025, principalmente nas comunidades de Mato Dentro, Caeté e São Gonçalo. Todas estas comunidades são pertencentes ao município de Conselheiro Lafaiete, onde tivemos o contato com várias pessoas apreciadoras e fundadoras da folia. O principal depoimento que nós tivemos foi do folião Nonô do Mato Dentro, personagem protagonista do filme, e também de toda sua família e amigos. Aroldo Pereira Campos, o Nonô do Mato Dentro, é um personagem peculiar pela sua liderança social, pelo seu talento musical e principalmente pela sua capacidade de agregar pessoas. No rito de filmagens, além de familiares, ele fez um festival de folia de reis aonde vários amigos dele, de várias localidades, se fizeram presentes. Todos eles estiveram na comunidade de Mato Dentro para que nós pudéssemos estar celebrando e realizando o filme. O roteiro final e direção foram feitos por Osmir Camilo e Alex Gomes. A edição foi feita por Luciano Marcenes. Os cinegrafistas foram Luciano Marcenes, Pedro Godoy e Fabiano Braga (que fez também a sonorização final). O argumento foi de Osmir Camilo e a pesquisa da empreitada foi de Aroldo Pereira, Alex Gomes e Osmir Camilo.

O FILME MESTRE NEM – CAPOEIRA SENZALA, foi a gravação da vida e obra de Antônio Carlos Manoel, o Mestre Nem. O filme, que recebeu com o codinome de “Capoeira é Senzala” retrata toda a sua trajetória porque, como todos vocês sabem, Mestre é um dos fundadores da capoeira em Conselheiro Lafaiete e em toda nossa região. Um incentivador, um pioneiro, uma pessoa que começou com esta arte quando a capoeira aqui não tinha nem rastros. A história de Mestre Nem é uma história muito bonita e muito edificante. Ele é um mestre e ensina muito do comportamento social, da autoestima e atualmente ele é também professor de ginástica. Mestre Nem é um exemplo para todos nós e retratar nesse filme foi maravilhoso.

Os filmes foram realizados com recursos da lei Paulo Gustavo, Edital 006/2023 – chamamento público para seleção de projetos audiovisuais, lei complementar nº 195, município de Conselheiro Lafaiete
Lei Paulo Gustavo de incentivo ao audiovisual brasileiro
. As leis de incentivo à cultura para o audiovisual, principalmente a lei Paulo Gustavo, são muito importantes para impulsionar a produção cinematográfica e audiovisual em todo o Brasil e, preferencialmente, registrar a vida de pessoas mais simples popularizando a arte do cinema que muitas vezes é elitizada e de pouco acesso. Com isso nós esperamos com este filme do estar cumprindo a meta que popularizar o cinema do Brasil e dinamizar os projetos de audiovisual nacional dando oportunidade a todos de realizarem os seus sonhos de arquivo e de memória.