×

A emocionante aula inspirada em Francisco Flauzino: o pequeno campeão de karatê de Jeceaba

A educação transforma, mas há dias em que ela transborda. Foi o que aconteceu na Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque, em Jeceaba, quando a professora Adriane Xavier da turma do 2º ano, sobre os olhares da supervisora pedagógica Silvania Aurélia, decidiu levar o jornal para dentro da sala de aula e com ele, o orgulho da cidade.

Na capa do Correio de Minas, estampada com alegria e superação, estava a história de Francisco Gabriel Flauzino Ribeiro, o menino de 7 anos que vem encantando a todos com seu desempenho no karate. Medalhista em campeonatos municipais, mineiros, brasileiros e sul americano de Karate Kyokushin Iko Matsushima, Francisco não é apenas um atleta, é símbolo de foco, garra, disciplina, empatia e inspiração para muitos na cidade. E foi essa história que virou lição.

A professora, sensível e antenada com tudo o que cerca seus alunos, transformou a notícia em atividade pedagógica. Em vez de uma aula convencional, os alunos mergulharam no mundo do jornalismo: aprenderam o que é uma notícia, como se escreve uma reportagem, se tornaram repórter por um dia e aprenderam quais perguntas um repórter faz e, mais do que isso, o valor de se contar boas histórias.

E quem foi o entrevistado do dia? Francisco é claro.

O pequeno campeão levou seu kimono, suas faixas, medalhas, troféus, títulos, graduações, suas filiações e muitas vivências adquiridas ao longo de sua trajetória no karate, e com muita doçura e timidez, respondeu às perguntas dos colegas, que se transformaram em pequenos repórteres, com os olhos brilhando diante do amigo-herói. A sala virou redação, virou estúdio, virou palco de uma vivência única onde leitura, escrita, oralidade, empatia e autoestima se misturaram com ternura.

A mãe do atleta, Graziele Flauzino, acompanhou tudo com o coração apertado de emoção. “A professora fez uma atividade linda e que será sempre lembrada na vida do meu filho e dos colegas da sala. Quem conhece Francisco sabe da valentia, foco, respeito, parceria, disciplina e empatia que ele transborda no seu dia a dia. Ver ele sendo exemplo e inspiração com tão pouca idade, diante de suas escolhas e conquistas, me mostra que estamos no caminho certo! “

Mais do que celebrar um feito esportivo, a atividade mostrou que a escola está antenada, e quando professores se conectam ao mundo real, ao território, ao cotidiano dos alunos, o aprendizado se multiplica.

Francisco, que já havia subiu nos pódios das cidades mineiras de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito e em Naviraí no Mato Grosso do Sul, dessa vez subiu ainda mais alto: ao lugar onde um aluno se torna referência, onde sua história inspira, ensina e transforma.

E o jornal Correio de Minas, ao publicar aquela matéria, jamais poderia imaginar que sua notícia ganharia vida dentro de uma sala de aula, tornando-se ferramenta de ensino, afeto e pertencimento.

Ali, em Jeceaba, o jornalismo encontrou a educação. Francisco, o karate e a professora, mostraram que grandes histórias começam nas menores idades e cidade, mas nas maiores salas de aula: as que educam com o coração.

Francisco é atleta do Paiva Dojo, de responsabilidade técnica da Sensei Érica Paiva.
Participa do projeto Reciclando Vidas em parceria com a Secretaria de Esporte da cidade de Jeceaba.
E é atleta oficial do Instituto Brasileiro de Karate Matsushima – IBKM.
É inspiração para inúmeros outros atletas da cidade de diferentes esportes e categorias, mas é o ídolo número 01 de seu irmão João Hélio, que com apenas dois anos, já segue seus passos.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp