O Governo Municipal de Congonhas realiza diversas obras de infraestrutura urbana por toda a cidade e outras estão na etapa de planejamento. O objetivo é oferecer melhor saneamento básico, mobilidade, segurança e conforto para a população.


A avenida Ouro Branco, no bairro Dom Oscar, que estava cheia de ondulações e buracos, foi recapeada pela primeira vez em mais de 20 anos. Está no planejamento da Prefeitura também a recuperação de outras ruas próximas, como a Brumadinho, Carandaí, Sete Lagoas, Itabirito, entre outras.
Francisco de Paula Assis, morador há 43 anos da av. Ouro Branco e comerciante relembra os problemas vividos pelos moradores neste período. “Há mais de 20 anos, fizeram um asfalto fino aqui e agora que saiu esse novo asfalto. O antigo ia se soltando e ficaram só as pedras do calçamento. Quando a gente passava de carro, sacudia muito. Para o idoso andar, fazer caminhada, como eu, era pior ainda. Porque dávamos passos em falso. Agora melhorou, uai”.
Nas ruas Compadre Pereira e Francisco Balbino, no Alvorada, começou a construção da rede de drenagem, pavimentação e meio-fio. A obra permitirá a captação das águas de nascentes e das chuvas e tem previsão de ser concluída em cerca de 30 dias. Esta obra faz parte do projeto criado a fim de resolver o problema de alagamento na macrobacia do Alvorada, que envolve aquele bairro, o Tijucal e a Praia.


No bairro Santa Vitória, a rua Professor Antônio Tarcísio de Freitas foi pavimentada e receberá drenagem superficial, para que a água das chuvas será captada mais abaixo pela rede pluvial. Outro trecho entre as ruas José Andrade Ferreira e José Donato Alves, onde já há drenagem subterrânea, também foi feito o asfaltado. Em breve, todo o bairro será atendido com o serviço de infraestrutura urbana.

Nas ruas Joana Gonçalves Barbosa e Paulo Osório, no Boa Vista, foram refeitos meio-fios e entradas das garagens, após a conclusão da obra da rede de drenagem, pela Prefeitura, e de rede de esgoto, pela COPASA.



Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas