Congonhas poderá ganhar uma semana dedicada ao rock no calendário de eventos do município. A Câmara de Congonhas aprovou o Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria do vereador Vagner de Souza (PV), que propõe a criação da Semana do Rock, a ser comemorada anualmente na terceira semana de agosto. O texto agora segue para sanção ou veto do Executivo.
O projeto tem como objetivo valorizar a cultura do rock e suas vertentes, incentivar novas bandas locais, promover intercâmbio cultural com outras regiões e movimentar a economia criativa do município por meio de eventos como shows, exposições, workshops e concursos.
Segundo o texto, a semana poderá ser organizada em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada, envolvendo diversas atividades voltadas ao público roqueiro como o incentivo à formação de novas bandas e artistas locais além do fomento ao intercâmbio cultural e musical entre Congonhas e outras cidades.
“Ao promover eventos e atividades relacionadas ao Rock, estaremos não apenas oferecendo opções de lazer e entretenimento de qualidade para a população, mas também estimulando a economia local, incentivando o turismo cultural e proporcionando um espaço para a expressão artística e o desenvolvimento cultural para os nossos munícipes”, destaca o parlamentar autor da proposta.
Apesar do projeto de lei ter sido aprovado em dois turnos no plenário, a proposta ainda precisa ser sancionada para se tornar lei. Somente após isso o município poderá iniciar os preparativos para a realização dos possíveis eventos e atividades.
Foto: Reprodução